Bia Haddad perde de americana e cai na 3ª rodada do Torneio de Pequim
A brasileira Beatriz Haddad Maia se despediu do Torneio de Pequim na terceira rodada, na madrugada desta segunda-feira. A tenista número 1 do Brasil foi derrotada pela americana Madison Keys por 2 sets a 0, com duplo 6/3, e deixou a competição de nível WTA 1000 disputada na China.
O resultado encerrou uma série de cinco vitórias consecutivas nesta gira asiática. Ela vinha de título do Torneio de Seul, na Coreia do Sul. E, em solo chinês, venceu em sua estreia, sem, desta vez, conseguir embalar na chave. Nesta segunda, ela parou na ex-número sete do mundo.
Foi a segunda vitória da americana sobre a brasileira, que levou a melhor no primeiro confronto entre as duas, no ano passado. No entanto, perdeu da rival em Roma nesta temporada.
A queda precoce na capital chinesa impede Bia de se aproximar ainda mais do Top 10 do ranking. Ela é a atual 12ª colocada e não deve deixar o posto até o fim da competição em Pequim. Além disso, a brasileira fica mais longe da vaga no WTA Finals, que conta com as oito melhores tenistas da temporada. No momento, ela é a 17ª da lista.
Nesta segunda, Bia fez bom início de partida, ao faturar a primeira quebra de saque. No entanto, a americana reagiu e empatou. Keys ganhou confiança e buscou nova quebra na reta final do set. Na segunda parcial, o roteiro foi invertido, com a americana abrindo 3/0. Bia empatou, mas não embalou. Keys voltou a crescer na reta final e definiu a partida com mais uma quebra.
Com a vitória, a tenista americana, atual 24ª do mundo, vai enfrentar nas oitavas de final a belarussa Aryna Sabalenka, número dois do mundo e principal cabeça de chave em Pequim. A favorita eliminou a americana Ashlyn Krueger por duplo 6/2 nesta segunda.
Outra estrela do torneio, a japonesa Naomi Osaka avançou ao derrotar outra americana, Katie Volynets, por 6/3 e 6/2. A dona de quatro títulos de Grand Slam vai encarar a americana Coco Gauff nas oitavas.
Também avançaram nesta segunda a checa Karolina Muchova, a espanhola Cristina Bucsa, a polonesa Magda Linette e a russa Mirra Andreeva.