Biblioteca Rocambole tem programação especial para as férias de julho

04/07/2018 11:00

A programação do mês de julho da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/IbramMinC) está recheada de bons contos, além de exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, a comemoração será ao Dia dos Avós. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

A programação começará hoje e acontece amanhã (4 e 5 de julho), das 14 às 15h, com a contação da história de Richard Byrne “Este livro comeu o meu cão”. O livro conta a história de Bella, uma menina que tem um cãozinho chamado Bolota. Certo dia, passeando pela página do livro, seu cachorro Bolota desaparece. Para encontrar seu amigo, Bella contará com a ajuda de Beto, e do leitor, para resolver este mistério. 

Já nos dias 10 e 12, às 14h, a hora do conto será com o livro “Valentina”, de Márcio Vassalo. Após a leitura, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Valentina morava num castelo bem longe, logo depois do “mais longe de Tudo”. Só quem chegava perto dela é que via que a princesa tinha orelha de abano para escutar cochicho de nuvem e perna comprida para pular pensamento. Mas ninguém explica direito para a Valentina onde que ficava esse tal de “Tudo”. Até que, um dia, ela foi conhecer “Tudo” de perto.

Às 14h, no dia 11, a história será do “Dr. De Soto”, de William Steig, seguida de oficina criativa. O livro fala sobre o dr. De Soto, que trata dos dentes de bichos grandes e pequenos. Porém, por ele ser um rato, se recusa a atender animais com um certo apetite por roedores. Certo dia, apareceu em seu consultório um raposo uivando de tanta dor. Como o bondoso dentista podia se recusar a tratá-lo? Será que ele vai ajudar o raposo?

No dia 17, das 14h às 15h, haverá oficina criativa, contação e exploração do livro “As gêmeas de Moscou”, de Luis Fernando Verissimo.  Olga e Tatiana são irmãs gêmeas e bailarinas. Mesmo com a aparência física igual, as duas são bem diferentes. Olga sempre se destacou mais que Tatiana no balé, mas era arrogante e tratava mal a irmã, que mesmo assim, a apoiava em todos os momentos. Certa noite, porém, quando a meia-calça de Olga cai na frente de todos durante uma apresentação, ela acaba recebendo uma lição valiosa, qual será? 

O dia 18 será com uma atividade diferenciada. Às 14h, no Cineteatro do Museu Imperial, terá a exibição do filme “Viva – A Vida é uma Festa”. A história do filme é sobre um menino chamado Miguel, de 12 anos, que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que não apoiava seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. 

No dia 19, das 14h às 15h, a contação será do livro “Fada Cisco quase nada”, de Sylvia Orthof, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Pequenina de quase não se ver, ela vive preguiçosamente numa rosa encantada. Às vezes, sai de lá para brincar e bagunçar o quarto das crianças…

O dia 24 será em homenagem ao Dia dos Avós, com hora do conto seguida de oficina criativa. Das 14h às 15h, a história escolhida foi do livro “A Ilha do Vovô”, de Benji Davies. O livro narra as memórias que os avós proporcionam para toda criança, o cheiro da comida da avó, as brincadeiras com o avô, as conversas curiosas, as histórias contadas por eles… e até as travessuras que não seriam possíveis na presença dos pais. Com Syd e seu avô, personagens de A ilha do Vovô, não é diferente!

Dia 25 será dia de filme! Das 14h às 15h45, terá a exibição do longa “O Touro Ferdinando”, no Cineteatro do Museu Imperial. A trama gira em torno de um touro com um tamanho fenomenal e um coração muito bondoso. O público acompanha Ferdinando desde pequeno, em uma fazenda especializada em criar touros especificamente para participar de grandes touradas, atividade típica da cultura espanhola. Porém, Ferdinando apresenta uma personalidade completamente diferente: ele não gosta de brigas, muito menos de imaginar que um dia poderá estar dentro de uma arena. Ele ama flores, seu cheiro e tudo que torna o seu redor harmônico, agradável e feliz.

A programação encerra no dia 26, com o livro “Colo de avó”, de Roseana Murray. A hora do conto será às 14h, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Há quem diga que não tem avó ou que já teve e não tem mais, mas é engano. Todo mundo tem avó. Tem avó que a gente conhece, tem avó que a gente não chega a conhecer. Tem avó de sangue, tem avó por adoção. De um jeito ou de outro, nossas avós estão sempre com a gente: é delas que vem nosso jeito especial ou aquele ditado que ninguém da família esquece.

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: bibliotecarocambole.blogspot.com.

Últimas