Big Brother do Lixo: prefeitura não divulga quantidade de multados
O Big Brother do Lixo começou em fevereiro com 30 câmeras instaladas em pontos críticos de despejo de entulho nas ruas, um projeto da prefeitura que começou a ser executado pela Comdep. O governo municipal depois prometeu uma licitação para 1° de abril para a instalação de mais 100 câmeras, mas ela foi remarcada para o dia 24. Um dos detalhes desse projeto de monitoramento é que parte das câmeras – seriam pelo menos 30 delas – identificam as placas de carros, como os equipamentos usados pelas forças de segurança. E aí fica fácil de identificar e punir quem joga entulho nas ruas. Mas, até hoje a prefeitura não divulgou a quantidade de multas aplicadas pelas câmeras já em funcionamento desde fevereiro. Isso faz a ação perder a força. Aos poucos, os locais de despejo de entulho ‘tradicionais’ e que estavam ficando limpinhos, sem um papel de bala no chão, vêm sofrendo com o descarte de um saquinho de entulho aqui e ali, com o pessoal perdendo o medo de ser flagrado. A prefeitura precisa mostrar como está punindo os porcalhões para o projeto dar certo.
Mais mulheres no governo
Com a saída de Adriana de Paula (Educação), Thiago Damaceno (CPTrans), Fernando Araújo (Assistência Social), Leo França (Comdep) e Ramon Mello (Segurança e Ordem Pública), que serão candidatos a vereador, base de apoio à reeleição de Rubens Bomtempo, entram em campo mais mulheres como Valesca Gonçalves, na Assistência Social e Cecília Pinheiro na Educação.
Na Comdep…
Nas empresas de economia mista, ainda é preciso passar pela assembleia dos conselhos administrativos. Na Comdep, o nome a ser confirmado é de Érica Lelis, concursada, que ingressou na companhia como auxiliar de serviços gerais.
… e na CPTrans
Já na CPTrans deu treta: o Conselho de administração convocado, todos presentes com a finalidade de destituição do atual presidente e eleição do seu sucessor, o diretor Elias Montes. Porém, ele não concordou com os termos, apresentados em uma reuniãozinha em separado com Damaceno. A proposta era: em caso de Damaceno não ser eleito, voltaria para a presidência. E mesmo que fosse eleito, ficaria nos bastidores apitando na companhia. Montes refugou e a assembleia foi suspensa.
Falta um
Falta definir ainda o secretário do ‘acabou a bagunça’. Ou seja, o que vai ficar no lugar de Ramon Tik Tok Melo, na secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública. Porque a bagunça continua.
Mudança no placar
Como a gente falou aqui tava dando no time de Hammes os vereadores Domingos Protetor, Gilda, Dudu e Fred. Mas, Peralta entrou também, via PMN. E agora Leandro Azevedo ficou com Lessa, Blog e Octávio. Na equipe de Bomtempo ficam Chitão, Coruja, Gil Magno, Junior Paixão e Ronaldo Ramos. Julia Casamasso vai de Yuri Moura.
Faixas
E seguimos na saga das faixas de pedestre que estão mal localizadas ou mal pintadas, reclamações dos leitores que estão chegando à coluna depois da ‘passarela pet’ na Paulo Barbosa. A faixa em frente à Farmácia Pacheco, na Paulino Afonso, é um exemplo dos dois casos.
Corrida Corujão
A Prefeitura anunciou que abre dia 25 as inscrições para mais uma edição da Corrida do Trabalhador, uma tradição do 1° de Maio na cidade desde 2013. Porém, este ano, a corrida, que tem percurso pelas ruas do Centro Histórico, vai ser, pela primeira vez, noturna. Seria uma homenagem ao presidente da Câmara, Junior Coruja?
Contagem
E Petrópolis está há 335 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Fora da pauta
Um leitor da coluna lembrou bem: nos últimos temporais não faltaram árvores tombadas. Uma delas, centenária, imensa, na Rua Bingen. E que se encontra dentro do rio até hoje. E a Secretaria municipal de Meio Ambiente nem tchum. Não faz uma ação, nem comenta nada sobre os demais exemplares e como estão sendo cuidados.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br