Black Friday: Procon orienta consumidor para não cair em pegadinhas

27/11/2021 08:22
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

O Procon Petrópolis realizou nesta sexta-feira(26), uma ação de orientação e fiscalização durante a Black Friday. Uma equipe percorreu o Centro Histórico alertando os consumidores sobre seus direitos, para que fiquem atentos aos falsos descontos. Lojas de departamento e eletrodomésticos tiveram fila na porta.

“O desconto não anula as questões referentes a troca e garantias. No caso das compras online, o consumidor possui, também, sete dias para desistir da compra, mesmo com defeito ou não. Por isso, independente de ser uma época de promoções, o consumidor deve ter os seus direitos preservados e a orientação é tirar todas as dúvidas possíveis antes da compra para evitar problemas futuros”, conta o coordenador do Procon, Jorge Badia.

Apenas uma denúncia foi recebida, de uma possível falta de produtos no estoque de um estabelecimento comercial. A loja anunciou uma promoção de um aparelho televisor, mas, segundo a denúncia, só possuía uma unidade no estoque. “Já estamos averiguando o fato”, comentou Badia, ressaltando que, caso o consumidor se sinta lesado, pode procurar o Procon Petrópolis. “A equipe pode e deve auxiliar quem precisar de orientação e ajuda”.

O Procon Petrópolis dá algumas dicas para quem quer aproveitar os descontos:

  • Evite compras por impulso. Mantenha o foco naquilo que você viu há meses e compare os preços;
  • Lembre-se de utilizar instrumentos de pesquisa como os sites “reclame aqui” e “Buscapé”, neles você vai encontrar o histórico de preços dos produtos mais vendidos;
  • Lembre-se que os produtos adquiridos na Black Friday possuem todas as garantias e devem respeitar as mesmas políticas de trocas daqueles produtos adquiridos em períodos normais;
  • Nas compras pela internet, verifique a autenticidade do site, inclusive na hora de pagar. Verifique se o “beneficiário” final do boleto é o mesmo que está lhe vendendo;
  • Lembre-se que você possui o direito de se arrepender e devolver o produto quando ele é comprado fora do estabelecimento. E os custos dessa devolução não podem ser repassados a você.

Consumidores que precisarem podem agendar uma reunião presencial no Procon para relatar o caso ou tirar dúvidas. Os números para contato são: (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476.

O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo ou pelo e-mail procon@petropolis.rj.gov.br. O Procon funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Últimas