Bloco da Campanha Xô Mosquito anima a Praça Dom Pedro

24/02/2017 16:10

Quem passou pela Praça Dom Pedro, no Centro, na manhã de hoje (23) pôde participar do bloco de carnaval da campanha "Xô Mosquito" promovido pela secretaria de Saúde e Defesa Civil. A mobilização tem como objetivo combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Durante todo o dia, foram distribuídos panfletos informativos sobre o combate ao mosquito e mil repelentes para idosos e gestantes, doados pela Cruz Vermelha Brasileira.

"Depois do Carnaval começa o pico da doença e estamos aproveitando essa festa popular para chamar a atenção da população para combater o mosquito", disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes. Para o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, a mobilização tem como objetivo mostrar que a luta contra o mosquito é de todos. "Estamos fazendo um barulho para mobilizar o petropolitanos a entrar nesta luta. Não podemos deixar o mosquito nascer e para isso não podemos deixar água parada. O importante é que cada um tire 10 minutos neste período de Carnaval para eliminar os focos do mosquito", alertou o secretário de Defesa Civil.

A campanha "Xô Mosquito" foi lançada no dia seis e segue até o fim do verão. 

Até o momento, os agentes já vistoriaram mais de oito mil imóveis, com a identificação de 258 possíveis focos das doenças. Em 13 dias, as equipes atuaram também em 53 Centros de Educação Infantil (CEIs), chegando a duas mil e quinhentas pessoas, entre alunos, pais e professores.

Este ano, 18 casos de dengue já foram registrados pelo Setor de Epidemiologia. Até o momento, nenhuma caso de Zika vírus ou febre chikungunya foram notificados.

"A nossa grande preocupação é com a febre chikungunya por isso nossos agentes estão atuando nos 14 lares de permanência para idosos e nos centros de educação infantil. Idosos e crianças são os que mais sofrem e estamos indo nessas unidades com campanhas de conscientização", disse Paulo Renato.

As aposentadas Alminda Passos, de 75 anos e Rosália Antonieta Pereira, de 84 anos, garantiram os seus repelentes. "Essa iniciativa é muito boa. Eu cuido da minha casa e não deixo água parada, todo mundo deve fazer a sua parte", disse Rosália. "Meus potinhos de plantas estão sempre limpos e nunca estão com água. É preciso ter cuidado", ressaltou Alminda.

Além do combate ao mosquito, bloco de carnaval da campanha "Xô Mosquito" também contou com a participação das equipes do Programa DST/Aids e Hepatites com distribuição de preservativos e da Secretaria de Assistência Social com orientações sobre o Disque 100 e combate a violência e abuso sexual de crianças e adolescentes. 

Últimas