Blogueiros: influenciadores, muitos já fazem do hobby uma profissão
Em meio ao universo de influenciadores digitais, novos nomes não param de surgir na internet. Os segmentos de abordagem são variados e conquistam seguidores a cada dia. Seja no ramo da moda, do entretenimento, lazer, beleza, saúde ou bem-estar, fato é que a expansão vem sendo tão grande, que muita gente vem vivendo o “ser blogueiro” como profissão.
A advogada Maria Eduarda Almeida, se divide entre a função na área do direito e as postagens nas redes, onde compartilha seus looks diários, resultado de suas aventuras no ramo da moda. No início, tudo começou de forma despretensiosa, mas após um tempo, o vínculo com os seguidores aumentou e o trabalho se expandiu. “De fato, no início, postava sem muita regularidade, com maior intervalo de tempo entre um figurino e outro e sequer mostrava o meu rosto. A medida que o conteúdo foi agradando as pessoas e o número de seguidores aumentando, naturalmente comecei a me dedicar com mais afinco, mudando inclusive o horário que acordava, adaptando-o para que eu conseguisse fotografar diariamente com mais calma, detalhes e qualidade”, explicou ela, que é a responsável pelo blog Fina Barganha.
O prazer em conhecer o mundo e viajar, inspirou duas amigas a desenvolverem também o próprio conteúdo na internet. Assim como o casal de jornalistas petropolitanos que se dedica a partilhar suas experiências por diversas cidades, estados e países. As blogueiras Nanda e Gaia se conheceram na escola e em 2014, quando uma delas foi morar na Austrália, encontraram uma boa oportunidade para manter o contato e dividir suas aventuras pelas estradas. Assim surgiu o “Mala de aventuras”,
“Começamos sem muita pretensão, apenas para compartilhar as experiências e fotos com os amigos e famílias. Adoramos compartilhar as nossas viagens e inspirar as pessoas com conteúdo e dicas incríveis, mas nunca esquecemos da nossa raiz. Estamos sempre buscando explorar novos cantinhos de Petrópolis, inclusive, recentemente fomos pro centro histórico buscar ângulos diferentes e inusitados para as nossas fotos”, explicam as meninas.
Já o “Viver e Viajar” de Renan Vargas e Rebeca Gehren, faz parte da história do amor dos dois, que se conheceram na adolescência. Anos mais tarde, em 2014, quando se reencontraram, ambos embarcaram numa viagem para o Marrocos. O mochilão proposto pelo casal, foi uma verdadeira prova de fogo para o relacionamento, que logo após voltar, culminou em um casamento.
“Essa é uma paixão em comum que nós temos, além de querer conhecer um pouco as pessoas que partilham desse gosto nosso. O blog é nosso queridinho, lugar onde falamos daquilo que a gente mais gosta”, conta Rebeca.
Há oito anos, a petropolitana Ana Arantes criou o blog “Bolas de Meia”, em busca de novas referências. Ela já gostava de ler e escrever, além de navegar na internet. Unindo todos os fatores, veio a criação do blog, em que fala um pouco da sua rotina, o que gosta de fazer e quais são suas inspirações. Atualmente a jovem mistura o trabalho, com a produção de conteúdo na internet. “Tento estar muito perto das pessoas, pra não perder a conexão com elas. É por meio da identificação das coisas que eu posto e a interação que temos, que tenho a sensação de estar junto de cada um que acompanha o nosso conteúdo”, afirmou.
Confira algumas das dicas dos blogueiros
“Acreditamos que há espaço para todos na internet, mas é importante saber qual é o seu público, qual nicho você quer atingir. Produzir conteúdo de qualidade e que vá ajudar/ inspirar as pessoas é a dica que deixamos para quem quer se destacar no universo online”. (Mala de Aventuras)
“Sua essência é o seu diferencial e é isso que causa empatia nas pessoas. A vida virtual já tem muitos filtros e ser real é o que aproxima você do público. Além disso, como toda carreira, essa não é diferente, exige muito trabalho, profissionalismo e comprometimento. Não se enganem pelos feeds perfeitos e pela ideia de que “é só glamour”. Por trás de tudo que o Instagram não mostra existe muita responsabilidade, compromisso, entrega e diversas tarefas, a gente não para de trabalhar quando desliga o story, não, definitivamente”. (Fina Barganha)
“Passou o tempo em que os blogs eram vistos apenas como diários íntimos na web. Hoje eles são canais de informação – alguns deles tão conceituados quanto 'veículos tradicionais' no seu segmento. Vivemos na Era da Internet e o blogs representam um espaço onde cada um pode buscar empreender seu próprio negócio. Para se tornar relevante e profissional, vai dar trabalho, não tem como fugir. A dica é publicar conteúdo de qualidade e com alta frequência para ir se tornando conhecido e conquistar seu público leitor”. (Viver e Viajar)