Bombeiros Civis promovem caminhada em busca da regulamentação da profissão

22/08/2017 14:00

Cerca de 200 pessoas participaram no último domingo (20) da 1ª Caminhada de Bombeiros Civis de Petrópolis. O evento começou às 9 horas na Catedral São Pedro de Alcântara de onde os profissionais caminharam pela Avenida Barão do Rio Branco até o Retiro. O objetivo da manifestação é a aprovação de um projeto de lei que regulamenta a profissão na cidade. 

"Durante a caminhada falamos da necessidade do bombeiro civil nos shoppings e nos lugares de grandes eventos. Todos que estavam nas portas de suas casas aplaudiram, acenaram e buzinaram os carros. Ficamos surpreendidos com tanta demostração de carinhoso vindo da população", disse o coordenador geral do evento Marcos Paulo Silva de Oliveira.

O projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Pró-Deficiente, tramita na Câmara de Vereadores e é baseada na Lei 13.452/2017, conhecida como Lei Kiss (em referência a tragédia ocorrida na Boate Kiss que matou 242 pessoas e feriu 680 na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul). "A lei estabelece diretrizes sobre medidas de prevenção e combate a incêndios e desastres em estabelecimentos e edificações, trazendo mais segurança para a população que frequenta locais de grande fluxo de pessoas, assim como eventos públicos, shoppings e empresas. A lei também deve gerar emprego para os profissionais do município, que hoje precisam se deslocar à cidade do Rio de Janeiro", explicou Marcos Paulo. Cidades como Campos, Angra dos Reis , Três Rios e Teresópolis já tem a profissão regulamentada.

Para o presidente da Federação Nacional de Trabalhadores Bombeiros Civis, Julio Cesar Santos, a aprovação do projeto de lei vai auxiliar no trabalho dos bombeiros militares. "A maior importância desta lei é na segurança da cidade. Hoje, há poucos praças nos bombeiros militares e eles atendem toda região serrana. Quando eles saem para atender os municípios vizinhos, Petrópolis fica desguarnecida”, lembrou o presidente.


Últimas