Bombeiros Civis querem regulamentação

18/08/2017 10:10

Será realizada no próximo domingo, a 1ª Caminhada dos Bombeiros Civis de Petrópolis com concentração às 8h na Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro. O movimento tem como objetivo lutar pela regulamentação da profissão na cidade. Um projeto de lei sobre o assunto tramita na Câmara de Vereadores, mas ainda não tem data para entrar em votação.“Estamos na luta pela nossa futura profissão e queremos mobilizar a população. Outras cidades já contam com essa legislação, como Teresópolis e Três Rios. Queremos o mesmo para Petrópolis”, disse o aluno Fábio Bartonicek. A caminhada vai passar pela Avenida Barão do Rio Branco seguindo em direção ao Retiro (até a 105ª Delegacia de Polícia) e retornando à Catedral.

“O bombeiro civil é o profissional responsável pela proteção da população em caso de incêndios ou outros acidentes. Para dar um exemplo, se tivesse um bombeiro civil no Extra as consequências poderiam ter sido diferentes”, disse o outro aluno Rodrigo Oliveira.

O delegado da Federação Nacional dos Bombeiros Civis, Marcos Paulo Silva de Oliveira explica que é de responsabilidade dos municípios o regulamentação da profissão. “Existe uma lei federal, mas fica a cargo de cada cidade regulamentar. Esperamos que Petrópolis seja mais um município do Brasil e avançar nesta questão”, frisou.

No projeto de lei protocolado pelo vereador Marcelo da Pró-Deficiente, o número de bombeiros civis por turno de trabalho, durante todo o período de funcionamento do estabelecimento, deverá seguir alguns requisitos, como por exemplo, os supermercados e hipermercados, que terão um profissional a cada dois mil metros quadrados, assim como as lojas de departamento e shoppings centers. Já as casas de shows e espetáculos deverão ter um bombeiro civil para cada 500 pessoas no local.

Além de realizar salvamentos por terra, água ou ar, o bombeiro civil também é o responsável pelo teste e pela inspeção de equipamentos de segurança e treina equipes para agir em situações de risco. Para ser o profissional é preciso ter ensino médio completo e conhecimentos básicos de todas as normas contidas na NBR 14608.



Últimas