Bombeiros fazem mapeamento na trilha Cobiçado e Ventania para aprimorar socorro
Bombeiros Militares do 15º Grupamento Bombeiro Militar realizaram uma marcha de reconhecimento das trilhas que formam a travessia Cobiçado e Ventania, no Caxambu. O trabalho tem o objetivo de verificar as condições da trilha e mapeamento para auxiliar em caso de necessidade de prestar socorro a vítimas na mata.
A expedição aconteceu no último dia 18, ao todo 15 militares dos três quartéis (Av. Barão do Rio Branco, Itaipava e Três Rios) participaram da marcha que durou seis horas. O trecho tem 12 quilômetros de trilha. Segundo os bombeiros, foi feita avaliação de possíveis riscos e mapeamento com GPS para identificar pontos críticos, fontes de captação d’água, barragens e áreas de pouso para helicóptero.
De acordo com a tenente-coronel Elisângela Francisca de Matos, comandante do 15º GBM, pode ser de fácil acesso, a marcha Cobiçado-Ventania, popularmente conhecida como Travessia, é uma das mais freqüentadas de Petrópolis e já foi palco de diversos eventos de salvamento de pessoas nos últimos anos.
“O reconhecimento auxilia o trabalho da tropa nas missões de salvamento na região. É importante advertir que a trilha é difícil e que os visitantes devem sempre procurar orientações sobre as condições de acesso na sede do parque e buscar o apoio de um guia experiente”, alertou a comandante.
Dicas para evitar acidentes em trilhas e montanhas
– Antes de iniciar uma trilha, busque mais informações sobre o local, o clima no dia do passeio. Procure mapas e informações de moradores da região. Dê preferência a um profissional habilitado para guiar o passeio;
– Deixe um familiar ou amigo avisado sobre o passeio, o dia, local e data prevista para o retorno;
– Use um calçado confortável e leve na mochila alguns itens importantes como: um recipiente para água, lanches, estojo de primeiros socorros, uma lanterna, sacos plásticos para depositar o lixo e telefone celular;
– Respeite a sinalização. Não entre em locais onde há avisos de risco de acidente e ou perigo de morte, sem utilizar EPI específico de escalada.