Bomtempo defende Festival de Inverno, e Castro pede a paciência da população com os ‘inconvenientes’ no trânsito

01/05/2022 09:27
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

Com a Bauernfest adiada para agosto, o primeiro grande evento promovido pela Prefeitura pode ser o tradicional Festival de Inverno. Nesta sexta-feira (29), durante a visita do governador Cláudio Castro, o prefeito Bomtempo defendeu a realização do festival como uma injeção na cultura e entretenimento da cidade. Já Castro, questionado sobre a mobilidade urbana, já que a Rua Washington Luiz e a Avenida Portugal (curva da Batata Frita) não estarão prontas a tempo, disse que a população precisa entender que a realização das festas é por um bem maior – a recuperação econômica da cidade.  

Durante a coletiva, Castro foi questionado pela reportagem da Tribuna sobre as principais obras de acesso ao Centro da cidade, coração da Bauernfest. “Nós entendemos que é um inconveniente, mas concordo com o prefeito (sobre a realização da Bauer), a cidade não pode parar por causa desse inconveniente. Vai ter a Bauernfest também, vai ser um pouquinho mais inconveniente, mas a cidade tem que voltar. Se tiver um pouquinho mais de trânsito a população tem que entender que o bem maior”, disse. 

Bomtempo já emendou a fala de Castro e disse que defende a realização do Festival de Inverno neste ano, e que a intenção é colocar todos os equipamentos a serviço da cultura o mais breve possível, como o Palácio de Cristal e a Catedral São Pedro de Alcântara – que reinaugura em julho.  

“E acho que vai ser bom para a cidade essa retomada sabendo da nossa responsabilidade e fazer as obras da periferia que o governador também está liberando pra gente fazer uma visita na periferia da cidade, pra gente poder estender um pouquinho mais seus braços no sentido de poder abraçar o Vila Felipe, a Chácara flora, o Sargento Boening, o próprio Morro da Oficina que foram áreas que foram mais atingidas”, disse Bomtempo. 

O adiamento da Bauernfest foi anunciado nesta semana, em uma reunião com representantes de grupos e Segmento Germânico e empresário da cidade. A decisão foi com base em um pedido do Segmento Germânico e do Grupo 29 de Junho, que não concordavam com a realização da festa em junho, quando é comemorado o dia do Colono Alemão.  

“A Bauer já foi adiada para dar mais tranquilidade ao visitante que está chegando a Petrópolis, o turista. E a gente está acelerando essas obras, a gente está tentando cumprir cronograma que é fundamental. E é um desafio”, disse Bomtempo 

Castro adiantou que a Prefeitura está fazendo um estudo de operação do trânsito para que o impacto seja menor nos dias das festas. “O prefeito na minha opinião está corretíssimo em voltar com a festa, e a cidade tem que ir voltando, as obras vão terminando ao longo do tempo, mas a cidade não pode parar por causa delas”, disse. 

A Bauerfest será realizada neste ano entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, que será realizada entre a Festa Bunka Sai (nos dias 18 e 21 de agosto) e Serra Serata (nos dias 15 a 25 de setembro). Neste ano estão previstas: a Festa da Cultura Afro-brasileira de 16 a 20 de novembro e o Natal Imperial de 23 de novembro a 08 de janeiro de 2023.  

Últimas