Bomtempo X Bernardo e o desafio de conquistar 56.079 eleitores dos 11 candidatos que perderam

18/11/2020 02:00

Bomtempo X Bernardo e o desafio de conquistar 56.079 eleitores dos 11 candidatos que perderam

E vamos combinar o seguinte: Rubens Bomtempo inicia o segundo turno com 39 mil votos garantidos. Estes votos são dele e não vão migrar para Bernardo Rossi. Já o atual prefeito precisa fazer crescer os 23 mil votos que conseguiu no primeiro turno. Ambos precisam conquistar uma parcela expressiva dos 56.079 que votaram em outros 11 candidatos.

Longe das urnas

Outro problema também vai ser também convencer às mais de 97 mil pessoas que não compareceram, votaram branco ou nulo que elas precisam ir às urnas no segundo turno. O que tem de gente falando nas ruas que não vai mais votar é uma imensidão.

Consequência

A consequência de terem votado contra a cassação de Paulo Igor e a de Dudu apareceu nas urnas para os vereadores Silmar Fortes, Maurinho Branco, Justino do raio-x,  Márcio Arruda e Jorge Relojão. Para Luizinho Sorriso e Ronaldão, eles próprios investigados e também com cassação pedida, as urnas foram implacáveis.

Ironia?

Por outro lado, ironicamente, tanto Paulo Igor quanto Dudu, os que mais simbolizaram tudo o que o legislativo passou de negativo nos últimos tempos, se deram bem. A dupla foi reeleita a despeito dos amigos que votaram contra o processo de cassação terem sido reprovados nas urnas.

E nesta live de Matheus Quintal, candidato a prefeito e Eduardo Pessanha, candidato a vereador? Quem é qual?

Despedidas

Com sete vereadores demitidos pela população e ainda Reinaldo Meirelles, que não quis tentar a reeleição, o clima foi de velório na Câmara de Vereadores. Ontem, primeira sessão após a eleição, foi dia de discursos de despedida. Tirando o momento da sessão, restante do tempo com corredores vazios e gabinetes silenciosos. Nem mesma aquela muvuca ali nas escadarias de entrada que ocorreu todo o tempo na campanha rolou essa semana.

Presidente

E o que se discute agora é a presidência da Câmara de Vereadores. São sete novatos e mais quatro que já estiveram no legislativo e quatro reeleitos. O mais experiente ali é o atual presidente, Hingo Hammes que deve ser reconduzido ao cargo por seus pares. Outro nome ventilado seria o de Gilda Beatriz, mas ela teria já declinado.

Pulverizados

A grande quantidade de candidatos a prefeito – 13 este ano – pulverizou os votos.  No primeiro turno de 2016, Bomtempo teve 63 mil votos e Bernardo 68 mil votos. Este ano são 39 mil votos para Bomtempo e 23 mil para Bernardo Rossi. Os demais 56.079  foram diluídos em 11 candidatos.

Encolheram

Os números mostram uma diluição das forças política até então concentradas em dois personagens e que o potencial tanto de Bomtempo quanto de Bernardo Rossi diminuiu. Bernardo, por exemplo, teve 56 mil votos para deputado estadual, em 2014 e, este ano, sua votação para prefeito no primeiro turno alcançou apenas a metade.

Novas lideranças

Mesmo não tendo conseguido alcançar o segundo turno tanto Elias Montes quanto Leandro Azevedo podem, se souberem e quiserem fazer, se tornar lideranças políticas importantes na cidade.  Apenas com uma diferença: os votos de Leandro são apenas dele e os de Elias são também decorrentes de Daniel Silveira e Jair Bolsonaro.

Vista da cidade do Thouzet, imagem de Jefferson Calomeni.

Artesanato

O Centro Educacional Terra Santa vai dar uma força bacana para os artesãos da cidade. Vai realizar uma feira com artesanato da região entre os dias 07 e 11 de dezembro. As inscrições já estão abertas para as pessoas que desejam participar, mas é preciso ficar atento: o número é limitado!

Bazar

Vai até o dia 16 de dezembro o Bazar de Natal promovido pelo Instituto Gruparj, entidade de apoio aos pacientes artríticos. O bazar funciona de 9h30 às 16h30, de segunda-feira a sexta-feira. O Gruparj fica na Rua Monsenhor Bacelar, 589, no Centro, em frente ao Educandário Terra Santa.

 

 

 

Últimas