Secretaria de Educação iniciou o processo licitatório para a aquisição e instalação dos equipamentos
Promulgada no dia 31 de maio deste ano, a Lei 8.669 vai garantir que seja implantado nas escolas públicas e privadas de Petrópolis um dispositivo eletrônico de segurança, o chamado “Botão de Pânico”. O Projeto de Lei foi aprovado no dia 30 de março, na Câmara Municipal, e a Lei promulgada em 31 de maio.
A ação é uma resposta aos episódios de violência nas escolas do país e tem o objetivo de reforçar a segurança, proporcionando, também, mais tranquilidade aos alunos, familiares e professores. Ao ser instalado, profissionais especializados deverão comparecer às escolas e ministrar treinamentos e palestras sobre a importância do dispositivo para alunos e funcionários nos termos do regulamento.
A norma é de autoria da vereadora Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa da Educação da Câmara Municipal. “Nós precisamos criar políticas públicas para reforçar a segurança nas escolas, trazendo, também, mais tranquilidade aos alunos, familiares e professores. A prevenção é extremamente importante. A ronda escolar precisa ser feita com regularidade, os comportamentos estranhos dos alunos e casos de bullying precisam ser avaliados de perto, além do fortalecimento do vínculo das escolas com as famílias”, destacou a vereadora.
Prefeitura informou que iniciou o processo licitatório para aquisição e instalação dos equipamentos
A Prefeitura de Petrópolis foi procurada pela equipe da Tribuna e informou, por meio da Secretaria de Educação, que iniciou o processo licitatório para aquisição e instalação dos equipamentos. Segundo o Executivo, as unidades escolares da rede municipal já estão com videomonitoramento em funcionamento ou em processo de instalação. A identificação dos profissionais de cada unidade (crachás, jalecos ou coletes) também foi adquirida pelas unidades ou estão em processo de aquisição.