BR-040 pode ter sistema free flow de pedágio proporcional

20/09/2020 02:00

BR-040 pode ter sistema free flow de pedágio proporcional

Com o apoio do governo federal, o senado se prepara para votar esta semana um projeto de lei que abre as portas para um novo modelo de cobrança de pedágio: o free flow e o petropolitano, maior prejudicado pela Concer e o segundo maior pedágio do país pode ser beneficiado.

Tarifa mais barata

O free flow é um sistema sem cancelas em que o usuário paga somente pelo trecho percorrido. A ideia é que o modelo possa coexistir com o atual, mas se torne prioridade na escolha para as próximas concessões de rodovias. Se for aprovado o projeto, a mudança já pode ser adotada na Rio-Juiz de Fora, a BR-040, que terá licitação para escolha de uma nova concessionária nos próximos meses.

Bolão

E já tem gente fazendo bolão e não é para apostar quem vai ganhar a eleição, não. Num cenário hipotético do governo Bomtempo-Mustrangi as apostas são pra saber quanto tempo dura a relação. Tem gente que aposta que já termina ainda na campanha. A conferir.

Versátil

A, digamos, versatilidade de Paulo Mustrangi, está sendo um empecilho para a campanha de Bomtempo. Não há um ser vivente nas redes que não lembre que Mustrangi foi secretário de Meio Ambiente de Bomtempo, mas depois eles brigaram. Aí se elegeu prefeito e, em 2012, perder se aliou a Bernardo Rossi e ambos se ferraram. E que, agora, voltou a ser amigo de infância de Bomtempo a ponto de ser seu vice.

Sobrou pra todo mundo

E justamente por isso, o fato de Mustrangi ter sido escolhido vice de Bomtempo respinga inclusive em Bernardo Rossi.  Isso porque em 2012 Rossi também recebeu o apoio de Mustrangi e agora, nas redes sociais é explorada a imagem dos três – Rossi, Mustrangi e Bomtempo – como farinhas do mesmo saco.

 

Olha a complicação que será essa campanha: escolhemos (aleatoriamente) estas fotos de convenções. Agora vejam se vocês reconhecem todo mundo com essas máscaras.  Vai ser sofrido gente… 

Boca de balde

Tem um secretário do governo Bernardo Rossi carinhosamente apelidado pelos colegas de “boca de balde”. A imprensa a-do-ra, falar com ele.

Fritura

É forte o cheiro de fritura vindo lá do Gabinete do prefeito Bernardo Rossi.  Uma das cabeças coroadas da gestão – amigão de fé, irmão camarada – sente na pele como é ser inviabilizado… Porém, o prefeito Bernardo Rossi, ocupado com a reeleição, vai deixar como está.

Dica

Talvez (é só uma ideia) vereadores deveriam colocar regras para cargos em comissão participarem dos chamados “grupos de trabalho” que o Executivo forma para avaliar projetos, obras etc. Porque não há critérios nesta escolha e muitos participantes não tem nem a escolaridade exigida pro trabalho muita das vezes.

Carreatas

São incontáveis as sessões da Câmara que são suspensas por falta de quorum. Gente, são apenas três sessões por semana, durante umas duas horas cada uma. Não é possível que não dê para participar sem levantar do assento e dar um volta.

Do mesmo lado

Ué? Os correligionários de Bernardo Rossi foram pras redes dar o troco em candidatos a vereadores que foram ligados ao PTB, que já apoiaram o governo, mas agora não são mais fãs de Rossi.  Colocaram um mar de fotos deles ao lado de Cristiane Brasil e Marcus Vinicius Neskau. Mas, gente… o PTB faz parte da coligação pela reeleição de Bernardo Rossi…

A vista do alto da Pedra do Retiro que mostra Petrópolis (sem chamas), imagem de Adriana Torres antes das queimadas. 

Últimas