Bradesco lidera ranking de reclamações de bancos em Petrópolis

15/07/2018 09:00

Três agências em Petrópolis estão entre as 10 mais reclamadas no Procon Petropolis e todas elas estão entre as 30 empresas que mais geram dores de cabeça aos clientes na cidade. O ranking divulgado nessa segunda-feira (16) pelo órgão de defesa do consumidor analisou as queixas de clientes no primeiro semestre de 2018 e apontou que quase 20% das reclamações protocolados no Procon são relacionadas a instituições financeiras, perdendo, este segmento, apenas, para o de telefonia no quesito de reclamações.

Dentre os bancos da cidade, o Bradesco ocupa o 4º lugar no número de reclamações protocoladas, com 131 queixas. O Itaú aparece em 7º lugar com 87, seguido da Caixa Econômica Federal que figura em 8º. O Santander teve 36 reclamações sendo a 13º do ranking, o BMG teve 18, sendo o 22º e o Banco Pan teve 14, sendo a 25ª. Outras instituições bancárias da cidade não foram reclamadas no período.

Entre as queixas estão a dificuldade no atendimento, cobranças indevidas em cartão de crédito, valor de tarifas cobradas pelos bancos, tempo de demora nas filas, entre outros. Por conta das reclamações, o Procon realizou 14 ações desde o início do ano, sendo seis operações focadas em tempo de fila, visitando 41 agências; sete focando em acessibilidade, com 49 visitas e uma em guarda-volumes, com 33 agências fiscalizadas.

Bernardo Sabrá, coordenador do Procon, destaca que o valor pago pelos clientes nas tarifas e serviços são mais que suficientes para que os bancos garantam um serviço de qualidade. “Estamos sendo firmes com as agências, que devem cumprir as legislações vigentes e garantir um bom atendimento ao público, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor”, destaca.

Na última semana, o Procon notificou duas agências para providenciar a instalação de guarda-volumes antes das portas giratórias sob pena de suspensão do alvará em Petrópolis. A determinação do Procon Petrópolis ocorre em obediência à Lei Municipal 7.100. Ao todo, 32 agências bancárias foram fiscalizadas, estando todas adequadas à legislação com exceção do Banco do Brasil do Shopping Estação e do Bradesco do Shopping D. Pedro.


Últimas