Braziline: pioneirismo e excelência no mercado esportivo

Considerada a maior empresa de confecção e com uma grande representatividade em Petrópolis, a Braziline vem fazendo história no mercado de vestuário

14/12/2022 18:00
Por Helen Salgado

A Braziline, que tem como lema “Sua paixão, nossa inspiração!”, é uma empresa petropolitana que há 37 anos tem seu compromisso com a criatividade e qualidade, o que faz com a marca seja reconhecida nacional e internacionalmente e, como consequência, mantenha contratos com as maiores marcas do esporte do Brasil.

Foto: Marco Oddone

Parceira dos maiores clubes de futebol brasileiros – Atlético, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo e Vasco, além do Paris Saint Germain (PSG) – e de alguns ídolos do futebol, incluindo o Zico, que há mais de 20 anos tem contrato com a marca, a Braziline está em constante expansão e um de seus maiores orgulhos foi ter sido a principal licenciada e fornecedora de confecções das Olímpiadas Rio 2016.

A empresa familiar teve início em 1985, com apenas 3 pessoas. Atualmente emprega diretamente 528 colaboradores, que atuam desde o corte dos tecidos até a embalagem final, em uma fábrica de cinco mil metros quadrados, no bairro Duarte da Silveira. Entre eles o número um, o Sr. Moacyr, querido motorista que até hoje presta seus serviços.

O foco dos negócios da empresa é a venda por atacado para os maiores varejistas do Brasil, mas atualmente a Braziline também vende no varejo através do site www.lojabraziline.com.br. É possível saber mais sobre pelas redes sociais: Instagram @braziline.oficial, Facebook Braziline e Twitter @braziline.

Foto: Marco Oddone

História

A empresa surgiu como uma estamparia, a partir de desenhos criados pelo fundador Oswaldo Mossi Filho. Mais tarde, em 1985, a estamparia se transformou em uma confecção. Assim teve início a história da Braziline.

A marca inovou com estampas de frases de protesto irreverentes e inteligentes, as famosas camisas políticas escritas em português (uma inovação naquela época), que ironizavam e criticavam as mazelas do Brasil. Por cerca de 10 anos a empresa trabalhou com esses tipos de produtos.

Em 1992, a empresa criou uma camisa do Flamengo com a frase – “Todo mundo tenta, mas só o Mengão é penta!”. Após o sucesso da frase nas peças, a empresa percebeu um novo nicho e começou a investir em roupas esportivas. Em 1996, foi assinado o primeiro contrato de licenciamento com o Flamengo. Até hoje, já são 25 anos de licenciamento ininterruptos com o maior clube de futebol do Brasil.

Após o feito, a Braziline assinou contrato com outros clubes cariocas e atualmente é considerada a maior fabricante brasileira de produtos “unbranded”, ou seja, produtos que exploram apenas a marca do Clube.

Crescimento

A empresa tem planos para dobrar seu tamanho nos próximos 5 anos, mas vê como dificultador a mobilidade urbana e a infraestrutura de energia e comunicações oferecidas em Petrópolis. 

Para atingir seus objetivos, a Braziline conta com uma equipe de profissionais dedicados, mas sempre tem oportunidades para profissionais qualificados e, por isso, abre as portas para novos talentos que queiram crescer profissionalmente. 

A empresa oferece cursos de costura internamente e também através de uma parceria com o Colégio Santa Catarina, onde a formação é financiada pela empresa e, após a conclusão do estágio, os alunos já saem contratados. 

Foto: Marco Oddone

Recentemente  firmou uma parceria com o Senai, que atua na qualificação de pessoas. Colaboradores da empresa palestram nos cursos para os alunos que, posteriormente, fazem estágios nas áreas da empresa. 

Além disso, visando cooperar com a educação e o desenvolvimento de jovens talentos, a Braziline mantém uma parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde sempre que há oportunidade, os alunos de Engenharia de Produção desenvolvem projetos dentro da empresa. Alguns desses estudantes foram contratados na modalidade trainee.

A empresa é voltada para um trabalho de excelência e acredita que pode contribuir bastante para o desenvolvimento da cidade e de seus moradores – isso também faz parte de seus objetivos.

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