Brejal: importante polo de produção orgânica do estado tem estradas em péssimas condições
O Brejal, na Posse, é um dos principais polos de produção orgânica do estado do Rio de Janeiro. Com diversos produtores rurais, a região se destaca no setor alimentício. Apesar de sua importância, suas vias estão em péssimas condições. As vias de terra têm diversos buracos e desníveis, o que dificulta a passagem diária de carros, ônibus e caminhões.
Leia também: Caminhos do Brejal: um roteiro que foge às opções tradicionais e oferece experiências surpreendentes
Como o fluxo de caminhões é muito grande, por conta da produção, a via já tende a apresentar um desgaste natural. No entanto, as chuvas também causam danos nas ruas. Somado a isso, ainda existe a falta de intervenções na região. As estradas que apresentam mais problemas são a Estrada do Rio Bonito e a Estrada Arnaldo Dyckerhoff.
Morador da região, Flávio Gonçalves conta sobre a situação das estradas: “Da Estrada do Rio Bonito até a Posse tem cerca de 18 km e nós levamos cerca de uma hora, por conta dos buracos e da lama. Do jeito que a estrada está, o produtor tem prejuízo quando passa com o caminhão, os veículos escolares não conseguem acessar vários locais e o morador tem muito prejuízo mecânico. O agricultor chega até a perder mercadoria com isso. O trabalho que fazem aqui nunca é completo.”
Questionada pela Tribuna, a Secretaria de Obras informou que está realizando obras de manutenção emergencial em vários pontos do Brejal e do Taquaril, ambos no distrito da Posse. No momento, as equipes estão fazendo a manutenção na Estrada dos Albertos, mas outras vias também receberão as intervenções em breve.