Bronquiolite é a maior causadora de óbitos entre crianças menores de um ano

25/09/2023 10:34
Por Maria Julia Souza

A Bronquiolite, doença causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), é a principal causa de morte em crianças menores de um ano. Segundo dados do Informe Epidemiológico da Vigilância das Síndromes Gripais, realizado do dia 14 a 20 de agosto, mais de 16 mil casos da doença foram registrados no Brasil nesta faixa etária, levando a 189 mortes, em decorrência da doença.

“É um número muito importante, uma doença que tem um impacto muito grande nessa população, com um comprometimento muito sério. Mas é importante ressaltar que a Bronquiolite é uma doença viral, que acomete qualquer faixa etária, sendo mais grave, principalmente em crianças menores de dois anos e idosos maiores de 60 anos”, disse o médico pediatra, Roberto Audyr, coordenador da urgência do Hospital Unimed Petrópolis. 

O médico ressalta que, por se tratar de uma doença respiratória, em muitos casos, pelos sintomas serem muito parecidos, ela acaba sendo confundida por outras doenças virais, como Influenza, Covid, ou outros vírus. ” A doença Bronquiolite é causada pelo Vírus Sincicial, mas outros vírus podem ter sintomas muito parecidos”, ressaltou.

Segundo ele, os sintomas mais comuns da Bronquiolite são: Coriza; Tosse; Aumento da frequência respiratória (Taquipneia); Ruídos Adventícios (Sons Anormais); Desconforto Respiratório; Dificuldade para respirar, que costuma levar a queda na saturação. E, em alguns casos, a doença também pode causar febre.

“Vale a pena salientar que as faixas etárias onde a gravidade é mais intensa, são os menores de seis meses. Quanto menor a idade, maior é a gravidade, e se a criança tem comorbidades, se é prematuro, se tem algum problema de imunidade ou alguma doença crônica, a tendência da doença é piorar, com sintomas mais agressivos e com um quadro mais comprometido, levando, em alguns casos, a necessidade de internação”, informou.

Ele ainda frisou, que apesar de ser mais comum em crianças, os idosos maiores de 60 anos também fazem parte do grupo de risco para a doença.

“Em idosos ela também tem gravidade, e também causa óbitos. Então não é uma doença para ser negligenciada nos idosos, é uma doença que tem o seu papel também nessa faixa etária”, finalizou.

Vacina para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR)

No mês passado, a Pfizer anunciou que iria submeter à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido de aprovação para uma nova vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O imunizante é destinado a gestantes (com o objetivo de proteger bebês recém-nascidos que herdam os anticorpos da mãe) e também a idosos.

A vacina é indicada para gestantes com 32 a 36 semanas de gestação para provocar uma reação imunológica contra infecções do trato respiratório inferior causadas pelo vírus, nos recém-nascidos e bebês de até seis meses – principal grupo de risco para as formas graves de infecção pelo vírus. Idosos com mais de 60 anos também são mais vulneráveis a desenvolver quadros respiratórios graves.

Últimas