Buracos, pombos e desníveis em rampas: “Praça do Skate” sofre com a ausência de ações de conservação

05/12/2022 19:25
Por Enzo Gabriel

Quem passa em frente à Praça Duque de Caxias, mais conhecida como Praça do Skate, encontra jovens praticando o esporte a qualquer hora do dia. Por isso, não à toa, ela ficou conhecida por este nome.

No entanto, o local que serve como lazer e diversão para os jovens petropolitanos e apreciadores do esporte vem recebendo críticas de seus frequentadores. Isso porque a pista sofre com a ausência de ações de conservação. Em diversos pontos é possível ver buracos, rachaduras e desníveis nas rampas, detalhes que comprometem a segurança daqueles que gostam de praticar manobras no local.

O jovem Pedro Henrique Gomes, skatista, conta um pouco sobre a falta de conservação do espaço: “Aqui está largado há um tempo já. Fizemos vários projetos, com o apoio do Skate Petrópolis, que é nosso coletivo, para fazer com que a pista fique melhor para nós andarmos, mas é complicado. Não temos nenhum apoio. Nas rampas de 45º temos desníveis que deixam difícil de andar, já que quando entramos para fazer as manobras, temos o risco de o skate travar e a gente se machucar, além de estragar o skate. A praça está abandonada.”

O petropolitano lamenta o estado da praça, dizendo que o principal objetivo do espaço é proporcionar diversão. “Fica difícil para praticarmos o esporte, que tem crescido tanto nos últimos anos. Infelizmente, complica para que a gente consiga andar com todo esse abandono e se divertir, que é o nosso objetivo, já que isso aqui é lazer.”, finaliza o skatista.

Além dos problemas na pista, os pombos também incomodam quem passa pelo local. O excesso dos animais espanta quem se senta por alguns minutos para descansar, ler ou prestigiar quem está na pista realizando manobras. Na praça ainda é possível encontrar restos de alimentos, o que atrai estes animais ao espaço.

A Tribuna de Petrópolis questionou a Prefeitura sobre o estado de conservação da Praça Duque de Caxias, mas não obteve nenhuma resposta até o fechamento desta matéria.

Últimas