Busca por oportunidade no mercado de trabalho cresce entre jovens e adolescentes

01/03/2023 13:47
Por Helen Salgado

O número de jovens e adolescentes que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, seja através de estágio ou emprego, tem aumentado de forma significativa. Marília Oliveira, consultora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) Unidade Petrópolis e Larissa Bastos, responsável pelo setor de vagas da Unidade Petrópolis, explicam que os jovens têm, sim, buscado com mais afinco ingressar no mercado de trabalho.

“Após a pandemia, identificamos uma procura maior dos jovens aqui no CIEE para as oportunidades de estágio e aprendizagem, muito interesse dos candidatos em saber sobre as vagas, sobre os processos especiais do CIEE para órgãos públicos, como o processo da Caixa Econômica Federal e das diversas empresas privadas que temos convênio”, comentam.

As profissionais afirmam que, desde os 15 anos, é observado o interesse dos jovens na busca de oportunidades. Elas lembram também que, a partir de 14 anos já é possível a realização de cadastro no portal, www.ciee.org.br, para concorrer a oportunidades.

De acordo com Marília e Larissa, os jovens têm buscado por áreas específicas, como, por exemplo, a área administrativa para o programa de aprendizagem. Já para estágio, as áreas com mais procura agora no início de 2023 são pedagogia, administração, publicidade e psicologia.

Dicas para ingressar no mercado de trabalho

Uma boa dica para os jovens é a elaboração de um bom currículo, pois este é o cartão de entrada para conquistar boas oportunidades. O currículo deve conter informações de cursos realizados, treinamentos, área de atuação almejada, entre outras.

A capacitação contínua é outro ponto importante. O CIEE disponibiliza através de sua plataforma – Saber Virtual – diversos cursos com certificado para a formação pessoal e profissional. Basta acessar https://portal.ciee.org.br/para-voce/saber-virtual/.

Experiência no primeiro emprego

Bruno Esteves tem 19 anos e conquistou o seu primeiro emprego através do CIEE. Ele conta que a experiência na Carl Zeiss, empresa onde trabalha, está sendo muito boa. “Conheci pessoas novas e estou aprendendo cada dia mais, me sinto muito bem na empresa”, comenta.

Com o principal intuito de conquistar a independência financeira, Bruno conta que buscou o primeiro emprego com o objetivo de também arcar com as despesas da faculdade e outras pessoais.

Atuando na área de produção, Bruno fica no apoio, portanto, na empresa ele tem a oportunidade de fazer um pouco de tudo. Ele conta que não foi muito difícil conquistar a vaga na Zeiss, mas que na entrevista de emprego poderia ter tido um preparo melhor. No entanto, ao iniciar no CIEE, o estudante obteve os conhecimentos necessários e, atualmente, considera estar preparado para novas oportunidades.

Últimas