Caçamba de entulho abandonada causa transtornos em rua do Centro

02/10/2018 20:24

Há quatro meses, moradores da Rua Domingos Andrade Bastos, no centro, sofrem com o acúmulo de entulho na via. Uma caçamba foi instalada após a realização de uma obra e, desde então, nenhuma providência foi tomada para a retirada do material.

Os moradores alegam que o entulho está atrapalhando o trânsito dos veículos na rua. Eles também temem que, em caso de chuvas fortes, o entulho seja levado.

Leia também: Dez meses depois de cratera engolir casa, moradores do Contorno fecham a BR-040 em manifestação

O aposentado Waldimiro Alves, de 88 anos, conta que encarregados do Disque Entulho tentaram fazer a remoção no mês de agosto, mas não conseguiram.

“Eles chegaram a vir aqui e tentaram remover a caçamba por completo, sem esvaziá-la. Quando começaram a erguê-la, o fundo dela cedeu e muito do entulho caiu no chão. Então eles colocaram a caçamba de volta e ficou por isso mesmo”, declarou o idoso.

O empresário Rafael Alves, de 30 anos, relatou o mesmo problema e disse ainda que muitas vezes teve que passar pela rua por não haver espaço na calçada.

“Desde julho que a gente não tem segurança ao passar por ali. Quando tem carros subindo e descendo a rua, não sobra espaço para nós e temos que dividir a rua com os carros. Já são quase quatro meses desse problema”, relatou.

Rafael conta que inclusive chegou a contratar uma empresa especializada em retirada de entulhos no mês de julho, mas que nunca chegaram a comparecer no local.

Em nota, a Prefeitura afirmou que a Fiscalização de Posturas fará uma fiscalização no local para identificar o responsável pelo despejo irregular do entulho e intimar a fazer a retirada imediata.

Vale lembrar que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800.

A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042.

A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.

Leia também: Queimada atinge quatro hectares no Bairro da Glória

Últimas