Cachoeira: alternativa de lazer para se refrescar no calorão

15/10/2017 07:00

Faltando pouco mais de dois meses para o início verão, a temperatura na cidade já tem mostrado uma prévia do calor que está por vir. Os clubes da cidade já estão começando a ficar mais movimentados, e muita gente está procurando alternativas de lazer para se refrescar no calorão. Mas aqui, não são só a piscinas que atraem um grande público, as cachoeiras e poços da cidade costumam receber muitos visitantes nessa época. 

Petrópolis possui belos atrativos naturais que atraem visitantes de dentro e fora da cidade. Para quem pretende tirar uma folga e curtir a natureza, separamos algumas opções de lazer para aproveitar os dias de sol. 

No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), tem o famoso Circuito das Bromélias, onde tem cinco piscinas naturais. O mais conhecido e frequentado é o Poço Paraíso, de fácil acesso, leva o visitante por uma trilha que exige uma caminhada leve. No circuito também tem o Poço dos Primatas, um pouco mais distante do primeiro, exige uma caminhada leve de cerca de 50 minutos pela trilha. O acesso é feito pela entrada do Parque que fica na Estrada do Bonfim, em Corrêas. 

Mas quem tem mais disposição para as caminhadas não pode deixar de aproveitar as cachoeiras do Parnaso. O Véu da Noiva e a Cachoeira das Andorinhas, exigem uma caminhada mais longa, mas o resultado vale a pena. A trilha que leva as cachoeiras é sinalizada e com nível de esforço leve a moderado, e leva em torno de uma hora e meia até as cachoeiras. 

Na estrada BR-495, que liga Petrópolis a Teresópolis, esconde mais uma dessas belezas naturais: a Cachoeira da Macumba. Localizada na altura do Km 13, do lado esquerdo da pista,  é rodeada pela Mata e possui duas quedas d’água. Mas é preciso um pouco mais de atenção, porque a trilha de acesso é escorregadia e não é sinalizada. 

O Poço do Pinheiral ou Poço do Tigre, como também é conhecido, é próximo ao centro urbano, e fica bastante movimentado no verão. Possui área verde para piquenique, e tem fácil acesso tanto de ônibus quanto de carro. O poço fica na Estrada do Bonfim, no bairro Corrêas. 

Mas, para quem busca uma opção mais próxima do Centro da cidade, tem a Cachoeira do Caxambu. Localizada na Estrada José Almeida Amado, ao lado da represa Águas do Imperador, no bairro Caxambu, tem parte do trajeto com calçamento, o que possibilita o acesso de veículos. Por ser bem próxima do centro da cidade, o local fica bastante movimento nos fins de semana. A dica é visitar estes locais durante a semana, com mais tranquilidade.

Cuidados que devem ser tomados nas reservas naturais

Alguns cuidados devem ser tomados para quem deseja aproveitar o calorão. O primeiro deles é o cuidado com o nível dos rios. Principalmente no verão, que tem dias mais quentes, é comum chover forte no fim da tarde ou à noite, o que eleva o volume de águas nas cachoeiras e pode aumentar os riscos de afogamentos. Os banhistas devem ficar atentos a correnteza, que fica muito mais forte e pode até arrastar uma pessoa. 

Os banhistas não devem ingerir bebidas alcoólicas, porque o cuidados ao andar nas cachoeiras deve ser maior. Muitas pedras são escorregadias, e a bebida alcoólica reduz os reflexos e atenção, o que pode ocasionar acidentes. Outra orientação importante é para quem vai levar a família: é importante nunca deixar as crianças sozinhas, porque além de se perderem na mata, podem se acidentar sozinhos.

Sempre leve uma sacola extra para o lixo. Nunca jogue lixo no chão, leve seu lixo de volta para casa ou até encontrar uma lixeira apropriada. Nos locais que tem acesso de veículo, é importante utilizar o bom senso, e não congestionar o trânsito estacionando em locais inapropriados que podem fechar a passagem de outros carros. 

Na cidade, a fiscalização dos locais com cachoeira é de responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A Secretaria de Meio Ambiente informou que está elaborando placas de sinalização com dicas de segurança que serão instaladas nas cachoeiras da cidade. O setor de educação ambiental está preparando um cronograma de trabalho para que a instalação seja feita antes do início do verão, já que a quantidade de frequentadores aumenta durante a estação.

Últimas