Cachoeira e poços refrescam o verão de Petrópolis
Com a chegada do verão até mesmo Petrópolis tem vivido dias quentes. Sem praia e com poucos clubes, muitos petropolitanos e turistas aproveitam as cachoeiras e poços entre uma montanha e outra para se refrescar. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes. E também observar as normas de trânsito, pois em alguns lugares o estacionamento irregular já começa a atrapalhar a passagem de ônibus.
Caxambu, Secretário e Bonfim oferecem algumas cachoeiras e trilhas para quem quiser se aventurar – ou apenas desfrutar um pouco a natureza. Esse é o caso da aposentada Aparecida Venceslau, de 69 anos. Natural de Marília-SP, ela veio passar as festas de fim de ano com os filhos, que moram em Petrópolis, e eles a levaram na cachoeira do Bonfim para passear. "É diferente do que temos em São Paulo. Mas estou gostando muito”, disse. Assim como ela, outros banhistas aproveitaram o ponto facultativo de ontem para ir ao local.
A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), que informou que enviará uma equipe ao local.
A Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo tem um manual de cuidados que devem ser tomados: os turistas devem respeitar as sinalizações de perigo; conhecer o local ou buscar informações; nunca frequentar cachoeiras desacompanhado; dar preferência para locais que contem com equipe de resgate. Além disso, sempre é bom entrar na água e conhecer o ambiente antes de mergulhar a certa altura, para não correr o risco de cair em cima de pedras. O consumo de bebidas alcoólicas enquanto se banhar não é recomendado também.