Cai o número de homicídios e estupros em Petrópolis
Pelo quarto mês consecutivo o município tem saldo crescente no número de apreensões de drogas. Neste primeiro quadrimestre do ano o número de registros de apreensões é mais do que a metade do número registrado em todo ano de 2018. Nos doze meses do ano passado, foram registrados nas duas delegacias – 105 ª DP e 106 ª DP – 663 registros de apreensões, de janeiro a abril deste ano, foram 361. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP/RJ), divulgados nesta segunda-feira (20), também mostram que o número de homicídios comparado ao mesmo período do ano passado reduziu pela metade. Em 2018, foram registrados 14 homicídios, já em 2019, foram 7.
Veja também:
Publicada lei que garante mais proteção à mulher vítima de violência
Violência doméstica: lei estadual amplia ações de proteção a idosos
O registros de crime de estupro também reduziu. De janeiro a abril de 2018 foram feitos 48 registros, enquanto neste ano foram 46. Já em relação aos crimes de roubo, teve um aumento de 36,7% no número de registros. Enquanto em 2018 foram registrados 98 ocorrências de roubos (banco, estabelecimento comercial, residência, transeunte, saque em instituição financeira, bicicleta, carga, caixa eletrônico, rua veículos e coletivo), em 2019 foram 134. O número total de registro de furtos teve um aumento de 1,9%, de janeiro a abril de 2018 foram 675, enquanto em 2019, foram 688.
Embora o número de registros de crime de estelionato tenha reduzido 9,7% comparado ao primeiro quadrimestre de 2018, em abril teve um aumento no número de registros deste tipo de crime. Em abril do ano passado, foram 39 registros, e neste ano foram 48 registros.
O ISP utiliza o indicador letalidade violenta para ajudar a calcular o índice de criminalidade de cada região. Letalidade violenta abarca os crimes de homicídio doloso, morte por intervenção de agente do Estado, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. Em Petrópolis, este indicador apresentou redução. Em 2018, foram 15 registros e neste ano foram 9 registros. Os Indicadores Estratégicos de Criminalidade no Estado ainda leva em consideração os delitos de roubo de veículos e roubo de rua, que são crimes, que em tese, tem maior impacto na sensação de insegurança da população.
Os dados do ISP são coletados a partir do registro de ocorrência (RO) feito nas duas delegacias do município.