Calendário de eventos na cidade mostra organização e impulsiona turismo

27/09/2022 02:27

A Secretaria de Turismo vai lançar hoje, Dia Mundial do Turismo, o Calendário de Eventos 2023 de Petrópolis. As datas dos principais eventos, como Bauernfest, Serra Serata, Bunka-Sai, Ubuntu e o Natal Imperial, já foram definidas. Além de mostrar organização, a divulgação, de forma antecipada é fundamental para os operadores de turismo trazerem mais visitantes à cidade com uma agenda de roteiros prévia ainda lançada no ano anterior. Foi uma prática adotada a partir de 2017 e que acabou interrompida com a pandemia (e esse ano com as enchentes que adiaram os eventos), mas agora retorna como uma ferramenta essencial para o setor.

Diversão

Não sabemos vocês, mas a gente sentiu falta de um debate local este ano. Tá certo que a eleição é para deputados, mas podia rolar um debate entre eles para a gente ver aquelas pérolas e o quebra-pau mesmo sabendo que, depois, todo mundo fica amigo de novo…

Estelionato

Você conferiu aqui nas páginas de Cidade, da Tribuna, que a quantidade de estelionatos está estratosférica em Petrópolis.  Em oito meses foram 1.596 casos, número superior ao registrado ao longo de todo o ano de 2021. A maioria dos casos é via internet com golpes pedindo dinheiro e clonagem de celulares.

Imperial Moto Fest

O que não falta em Petrópolis este ano é evento maneiro. Um deles é o Imperial Moto Fest de 7 a 9 de outubro no Parque de Exposições em Itaipava, uma espera desde 2019 quando foi realizada a última edição, antes da pandemia.

Em uma das últimas sessões da Câmara, Fred Procópio presidia a reunião assim, sozinho, com exceção de um ou outro vereador que transitava por ali. A maioria estava na sala Vip onde secretários de governo explicavam o ingresso, em cima da hora, de projeto de lei do executivo sobre o Fundo de Defesa Civil.  Mesmo depois de iniciada a votação das matérias do dia seis vereadores estavam participando apenas de forma online.

Essa, não!

Uma recomendação aos nossos queridos vereadores: não tomem bebidas gaseificadas na sala Vip mesmo que seja um inocente refrigerante ou uma água.  Para evitar arrotos como o ocorrido na sessão de quarta-feira, supostamente de autoria do presidente Hingo Hammes.  Pela TV Câmara não deu para ver, mas o som foi claro. Dizem que os bastidores estavam animados com o aniversário do vereador Fred Procópio, mas a gente não sabe se esse brinde de parabéns tem a ver com a golfada que vazou.

Alta velocidade

Sobre os recentes acidentes na BR-040 um Partisans que passou pela estrada no sábado observou a alta velocidade dos carros em direção a Petrópolis. Até mesmo nos trechos onde há radares.  E nenhuma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal.

Correios

E ainda não foi desta vez. A agência central dos Correios, aquele prédio lindo e tombado na Rua do Imperador, será vendida. Mais 10 imóveis dos Correios em todo o Brasil receberão propostas de compra até o final de outubro. Porém, a nossa agência, que se degrada a cada dia, não entrou nesta leva de vendas. Os Correios já venderam 66 imóveis alcançando R$ 45 milhões.

O Programa Dó Ré Mi Social levou uma apresentação especial para as crianças e pais do CEI Anna Maria Nardi, no sábado.  A escola promoveu o Dia da Família com direito a piquenique cultural e exposição de trabalhos dos alunos relativos à Semana de Arte Moderna de 22. Animação foi total não só da garotada, como também dos pais, professoras e funcionários, que curtiram o repertório e dançaram muito.

Pernada

Ué, Léo França estreou como vereador tomando uma pernada? O vereador Gil Magno, docemente constrangido, anunciou que é líder do governo na Câmara e prometeu ser um atencioso interlocutor dos vereadores com os secretários de Bomtempo.

Pobre só sofre

Depois do soro de leite, do macarrão quebrado, da pele de frango, do composto lácteo e do pó para preparo de bebida sabor leite surgiu o pó para preparado de bebida ‘sabor’ café. Custa mais barato que o pó de café de verdade.

Defesa Civil

Na semana passada, em caráter de urgência, vereadores aprovaram a regulamentação do Fundo de Defesa Civil e a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. Porém, ficamos bestas com a primeira iniciativa. O Fundo já existe desde 2013, criado por Rubens Bomtempo em seu terceiro mandato. Ou seja, está sendo regulamentado quase 10 anos depois porque dependia da criação do Conselho Municipal de Defesa Civil.  Pelo menos fica garantido mínimo de recurso para o fundo: 50% da receita arrecadada com a taxa de aprovação de obras particulares cerca de R$ 1,5 milhão por ano. Mas é preciso muito mais…

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas