Câmara aprova Projeto de Lei que permite o compartilhamento das imagens de câmeras de segurança privadas com o governo municipal

25/10/2023 09:30
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou um projeto de lei que prevê o compartilhamento das imagens de sistemas de vigilância privados com o sistema público de monitoramento. O objetivo é ampliar o alcance do trabalho e permitir maior agilidade e melhor efetividade nas ações.

Atualmente, o Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) tem 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. Os aparelhos têm tecnologia para filmagem em alta definição, com alcance de 1 km de distância e em 360°.

O projeto ainda determina que a integração no sistema municipal de monitoramento será feita a partir de autorização expressa do proprietário do imóvel ou da empresa de segurança.

“Hoje, quando há uma ocorrência, as forças de segurança contam com os registros do CIMOP e também buscam imagens de câmeras particulares. Como estas câmeras não estão integradas, há, no entanto, um tempo maior de resposta, em função da necessidade de captação deste material. Isso, inclusive, aconteceu recentemente. A integração vai tornar todo o sistema mais eficaz, garantindo respostas mais rápidas”, frisa o vereador e autor do projeto, Hingo Hammes.

Últimas