Câmara aprova Projeto de Lei que proíbe mutilação de animais para fins estéticos

20/09/2019 09:45

A Câmara aprovou, na última quarta-feira (18/09), um projeto de lei que proíbe a mutilação de animais com objetivos estéticos. Atualmente, ainda são comuns práticas como a amputação da cauda, corte das orelhas e, até mesmo, a retirada das cordas vocais dos animais de estimação. A medida foi aprovada em segunda discussão e agora será encaminhada para o Executivo. O projeto é de autoria da vereadora Gilda Beatriz (MDB), que afirmou a importância de medidas de proteção animal.

“Muitas pessoas não sabem, porém, retirar parte da orelha ou a cauda prejudica a saúde dos animais. Além disso, estudos comprovam que a cauda está ligada ao seu sistema nervoso. Cortá-la é completamente prejudicial a vida dos animais de estimação”, declarou a vereadora Gilda Beatriz.

A parlamentar afirmou a importância da medida, destacando que, em muitos casos, os procedimentos não são feitos por veterinários. “Algumas pessoas que realizam esses procedimentos nos animais nem são médicos veterinários e realizam as mutilações em ambientes impróprios”, completou.

Atualmente, raças de cachorros domésticos, como o Pit Bull Terrier, sofrem com este tipo de mutilação. Além deles, outros animais, como gatos, tem as suas unhas extraídas, em um procedimento chamado de onicectomia. Após a aprovação no plenário da Câmara, a medida será encaminhada para a Prefeitura de Petrópolis, que poderá sancionar a proibição das mutilações ou vetar a nova regra.

Últimas