Câmara debate oferta temporária e gratuita de vacina contra a gripe em farmácias privadas

31/03/2020 18:02

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na tarde desta terça-feira (31) a indicação nº 1397/2020, de autoria do vereador Maurinho Branco (PP), que sugere ao Prefeito Municipal a necessidade de procedimentos que estabeleçam a atividade temporária de vacinação, em caráter excepcional e complementar, a ser realizada por farmácias privadas durante a Campanha de Vacinação da Gripe, no âmbito do município.

Leia também: Prefeitura volta a oferecer vacina contra a gripe em drive thru nesta terça-feira: postos serão abastecidos ao longo do dia

A campanha de vacinação nacional contra a influenza em postos de saúde começou no dia 23 de março, conforme determinação do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, determinando também que a vacinação seja aplicada antecipadamente em idosos. Neste sentido, a proposta é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19.

“Essa proposta se concretizará, caso seja acatada pelo Governo, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e as farmácias privadas, através de resolução a vigorar em caráter excepcional, em decorrência da pandemia da Covid-19. Assim, evitaremos as aglomerações nos postos de saúde. Os insumos serão distribuídos pelo poder público e deverão ser oferecidos de forma gratuita, somente ao público-alvo da campanha”, explicou o vereador Maurinho Branco.

A iniciativa amplia os postos de atendimento para a vacinação no município, em complemento às unidades de saúde da Prefeitura que já realizam a vacinação e o atendimento que está sendo realizado pelo sistema drive thru no Quitandinha e em Itaipava. Por fim, a aplicação das vacinas deverá ser realizada por profissionais de saúde, devidamente habilitados e registrados perante o respectivo conselho de fiscalização profissional ou que tenham cursos de administração de medicamentos injetáveis, devidamente reconhecido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Últimas