Câmara entrega Medalha Koeler e títulos de cidadão

07/07/2019 07:00

A Câmara Municipal de Petrópolis e o Instituto Histórico de Petrópolis realizaram, na noite da última sexta-feira, a solenidade de entrega dos títulos de cidadão petropolitano e das Medalhas Koeler. Numa noite marcada por emoções, a Medalha Koeler foi entregue ao ex-presidente da Câmara, Nelcyr Antônio da Costa e ao professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, que tem contribuído muito para o resgate e preservação da história da cidade. 

O Promotor de Justiça da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior também foi homenageado com a Medalha Koeler pelo seu trabalho em defesa dos interesses das crianças e da juventude. Todos os premiados receberam a medalha Koeller no grau Cruz de Distinção, criada em 1957, e desde então foi atribuída a pessoas e instituições que, de maneira especial, contribuíram para o progresso ou desenvolvimento de Petrópolis.

A sessão solene da Câmara foi presidida pelo primeiro vice-presidente, vereador Mauro Henrique Ribeiro de Oliveira (Maurinho Branco) em conjunto com a presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Fátima Argon. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na Rua Benjamin Constant, e contou com a presença de várias personalidades da cidade e membros do IHP. 

O vereador Justino do Raio X falou aos homenageados em nome dos vereadores. A mesa de condução dos trabalhos, além do vereador Maurinho Branco e de Fátima Argon contou com a presença de Bernardo Santoro, representando o governador Wilson Witzel, o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, representando o prefeito Bernardo Rossi, a secretária de Educação, Marcia de Palma, a presidente da Fiocruz, Niza Trindade, o juiz de Trabalho Claudio Monteiro e o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui.

A solenidade também marcou a entrega dos títulos de Cidadão Petropolitano. Cada vereador homenageou três pessoas que se destacaram por realizarem trabalhos que fazem a diferença para o município na economia, na saúde, nas artes e demais segmentos. Representando os homenageados, o promotor de Justiça, Vicente de Paulo ressaltou a importância da cidade, seu papel histórico, destacando principalmente a realidade social, que segundo ele é diferente de todo o país. 

O promotor Vicente de Paulo disse que a homenagem é importante, pois impulsiona a todos a continuar trabalhando por uma cidade cada vez melhor. “A homenagem que recebemos é o reconhecimento do que fizemos e nos impulsionar a fazer cada vez mais pela sociedade nas mais diversas áreas”, afirmou o promotor.

A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Fátima Argon em seu discurso ressaltou momentos históricos da cidade ligados principalmente à Princesa Isabel e ao Imperador Dom Pedro II. Ela lembrou que o terreno onde está o Colégio Pedro II (Cenip) e o prédio dos Correios foram doados pela Princesa Isabel. Lamentou o abandono dos prédios dos Correios, assim como onde funcionou o Banco do Brasil, questionando qual a cidade que queremos, afirmando que “a cidade de hoje é uma responsabilidade de todos nós”.  


Últimas