Câmara promove audiência pública sobre saúde mental pós tragédia em Petrópolis

09/04/2022 08:00
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A Câmara Municipal promove nesta segunda-feira (11), às 18h, uma audiência pública para discutir a saúde mental dos petropolitanos no pós tragédia das chuvas de fevereiro e março. O encontro contará com a participação de autoridades municipais e sociedade civil organizada, que vão discutir as demandas da saúde mental. A partir da audiência, psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros profissionais pretendem iniciar um diálogo com a administração municipal, trabalhando um plano com ações de curto, médio e longo prazo.

De acordo com a vereadora Gilda Beatriz (PSD), um grave problema que vem sendo apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) refere-se à saúde mental das pessoas que passam por situações como a ocorrida em Petrópolis. “A tragédia deixou danos psicológicos que precisam ser reparados, para evitar o pior na vida das pessoas que foram atingidas ou tiveram perdas familiares. Diante de tanta dor e prejuízos que a cidade enfrenta, não poderíamos deixar de trazer esse debate para esta casa legislativa”, disse a vereadores, que também integra a Comissão de Defesa da Saúde da casa legislativa. 

A audiência pública, proposta pela vereadora, tem por objetivo contribuir com o processo de cuidado com as vítimas da tragédia, propondo a criação de medidas que possam ser desempenhadas por profissionais da saúde mental. A parlamentar destaca que em outros municípios que foram impactados por desastres ambientais, foi observado um considerável aumento de alcoolismo e do uso de drogas, além do registro de aumento de todos os tipos de violência, principalmente a doméstica.

“Criar um planejamento de políticas públicas voltadas para a saúde mental dessas pessoas é essencial”, completou Gilda Beatriz, que é também autora de proposta legislativa para a criação do Comitê Municipal de Apoio às Vítimas das Chuvas, com o objetivo de desenvolver um trabalho multidisciplinar que possa atenuar não somente danos psicológicos, mas também físicos e sociais.

Últimas