Campanha de incentivo à amamentação terá programação no Parque de Itaipava

29/07/2019 12:55

O Parque Municipal, em Itaipava, recebe no próximo domingo (4) a 2ª Hora do mamaço, evento de amamentação coletiva que busca alertar a população sobre a importância do aleitamento materno desde as primeiras horas de vida até, pelo menos, os seis meses de idade do bebê.

A programação vai das 14h às 17h e inclui diversas atividades, com destaque para a palestra sobre “Desmame Gentil”, com a consultora em amamentação Julia Otero. Além disso, haverá uma Oficina de sling com a fisioterapeuta Emanuelle Vasconcellos e uma Oficina de musicalização para bebês com o Grupo Musicale. Os participantes poderão ainda comprar produtos à venda das lojinhas “A vovó prendada” e “Mimos em Arte”.  No final do encontro será realizado um piquenique comunitário. 

A realização do mamaço tem ainda como objetivo reunir pessoas em defesa da amamentação em locais públicos, uma vez que são comuns os relatos de mulheres impedidas de amamentar seus filhos nesses locais. O evento é organizado pela doula e consultora em amamentação, Julia Otero.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente apenas 38,6% das crianças de até 6 meses de idade, no mundo, recebem exclusivamente o leite materno, enquanto a média aceitável seria acima de 60% – embora seja de conhecimento público que o leite materno é o alimento mais completo que existe para os bebês. 

Outro ponto importante divulgado pela OMS é que nenhum país segue inteiramente as diretrizes para a amamentação: a entidade recomenda amamentação exclusiva para bebês até 6 meses de idade, sendo estendido até os 2 anos com a combinação com outros alimentos. 

Crianças amamentadas têm menos problemas de saúde, prevenindo, assim, a ocorrência de óbitos em um momento no qual o bebê ainda está fragilizado, necessitando de todos os anticorpos e nutrientes que a mãe passa através de seu leite. Além disso, a criança passa a ter um desenvolvimento mais harmonioso e consegue criar um vínculo maior com a mãe.

 

Últimas