Campanha de vacinação contra a gripe alcança 31,7% da população de risco

12/05/2019 15:20

Em Petrópolis apenas 31,7% das pessoas que fazem parte do grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a gripe foram até os postos de saúde receber a vacina que previne contra três tipos de vírus influenza. Em âmbito nacional, 45,3% do público-alvo tomaram a vacina. . 

O boletim do Ministério da Saúde, divulgado na última quinta-feira, informou que o baixo índice de adesão à campanha pelos brasileiros preocupa, principalmente porque este ano 535 pessoas foram hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 99 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1).

Em Petrópolis, de acordo com a Secretaria da Saúde, 31.261 doses foram aplicadas, o que corresponde a 31,7% da meta que o município precisa alcançar para imunizar aproximadamente 99 mil pessoas incluídas no grupo prioritário da cidade.

A vacina contra a gripe está disponível para 59,5 milhões de brasileiros. Segundo dados do Ministério da Saúde, do total de mortes por influenza, 90% foram de pessoas do grupo de risco, como idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças, gestantes, indígenas e puérperas (mulheres de resguardo).

A gripe afeta 3 a 5 milhões de pessoas e mata até 650 mil delas todos os anos. 

A 21ª Campanha de Vacinação contra a Influenza continua em 35 unidades de saúde do município até o dia 31 de maio e tem como foco a imunização de crianças a partir de 6 meses e menores de seis anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; idosos, a partir de 60 anos; professores; e pessoas com doenças crônicas, como respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de síndromes de nascença, como a de Down, entre outras. A dose da vacina aos pacientes com alguma dessas doenças é aplicada mediante apresentação de recomendação médica.

As 35 unidades de saúde de Petrópolis funcionam em horário normal, entre 8h e 17h ou entre 7h30  e 16h30, de segunda a sexta-feira. Em alguns locais, onde o atendimento é realizado em horário estendido, a dose da vacina é aplicada até as 20h. 

As pessoas acamadas, que estiverem dentro do grupo de risco, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, através do telefone 2246-6796, das 8h às 17h, para solicitar e agendar a vacinação.

Clique aqui e saiba onde encontrar a vacina.


Últimas