Campanha de vacinação contra a gripe segue até 1º de junho
Idosos, gestantes, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, profissionais da saúde e professores que ainda não tomaram a vacina contra a gripe podem encontrar a dose até o dia 1º de junho em 37 unidades de saúde da cidade. Em Petrópolis 93 mil pessoas fazem parte do público alvo da campanha e a expectativa da Secretaria de Saúde é de que 90% deste público seja imunizado durante toda campanha.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Silmar Fortes, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais serão imunizadas, desde que apresentem indicação médica. A vacina previne os subtipos do vírus influenza que frequentemente infectam os humanos: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B. Em Petrópolis, não foi registrado nenhum caso de H1N1 e nem H3N2 em 2017 e 2018.
"A vacina é feita conforme o cenário epidemiológico apresentado anualmente pelas regiões e inclui o componente necessário para a ocasião. Por conta disso, as pessoas precisam se vacinar anualmente. Quanto mais cedo se vacinar, mais cedo estará protegido da gripe. Vale a pena destacar que a vacina garante imunização em até 15 dias da aplicação da dose", explicou o secretário.
Clique aqui para saber onde encontrar a vacina.
Conheça a diferença entre gripe e resfriado.