Campanha detecta as hepatites virais
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, existem hoje mais de meio bilhão de portadores de Hepatites B e C no mundo. As hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais do que a AIDS. Pensando na prevenção e na possibilidade de erradicar a doença, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de DST/AIDS – Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, vai promover hoje (28), dia em que se comemora o Dia Mundial de combate à Hepatite Viral, uma campanha para detecção das hepatites B e C.
O encontro vai ocorrer no calçadão do Cenip, das 10h às 16h, e vai contar com teste gratuito com divulgação do resultado em meia hora. De acordo com Maria Inês Ferreira, coordenadora do Programa DST/AIDS, até agora, neste ano, 162 pacientes já foram notificados com hepatite.
"A nossa intenção é a de conscientizar sobre a importância da vacinação. As pessoas precisam fazer o teste de detecção, porque a hepatite tem tratamento com cura e a secretaria de Saúde fornece tratamento com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e farmacêuticos que auxiliam no tratamento da doença", disse.
Em 2015, 341 pessoas foram diagnosticadas com hepatite, sendo que 165 com a do tipo C e 176 com hepatite B, além de duas pessoas com hepatite B e C.
"Qualquer pessoa pode fazer o teste. A vacina contra a hepatite B está disponível para todas as pessoas, gratuitamente, até os 49 anos, sendo que alguns grupos específicos também podem recebê-la após os 50 anos. Temos que levar o tema a sério, porque se toda essa geração tomar a vacina, podemos um dia erradicar essa doença", contou Maria Inês.