Campanha do Maio Amarelo 2019 tem foco nas crianças
A edição 2019 do Maio Amarelo terá foco nas crianças. Com o mote “No Trânsito, o sentido é a vida”, a assinatura #MeOuça nas peças da campanha tem o viés voltado à reflexão dos adultos frente aos conselhos dado pelas crianças. Em Petrópolis, as ações deste ano também terão as crianças como foco: palestras educativas, cursos voltado à adultos multiplicadores e atividades de conscientização darão o tom da campanha voltada à prevenção para o trânsito. As ações começam já no dia 1º com a distribuição de material educativo e laço amarelo, símbolo da campanha, na Corrida do Trabalhador e na Expo Petrópolis.
O Maio Amarelo também será o mês dedicado para que a população conheça o Plano de Mobilidade Urbana. O documento, que contempla o planejamento relacionado às iniciativas de trânsito e transportes na cidade pelos próximos 10 anos, traz um grande apanhado que inclui medidas de combate à acidentes de trânsito – principal mote da campanha. O PlanMob será apresentado durante a Conferência Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT 2019), quando também serão eleitos os 11 conselheiros e suplentes para o Comutran. O evento ocorre no dia 17 a partir das 19h e no dia 18 a partir das 9h na UCP.
Leia também: Acidente deixa duas pessoas feridas na Avenida Barão do Rio Branco
“Maio é o mês dedicado à conscientização para o trânsito e, este ano, o foco nas crianças visa, além de voltar a atenção dos adultos para o conselho dos pequenos, já desperta ainda na infância a questão dessa consciência. Isso os tornará adultos responsáveis na hora que for pegar o carro para dirigir. Nosso foco, com isso, é diminuir gradativamente o número de acidentes que ocorrem na cidade”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.
Dados do anuário estatístico de acidentes de trânsito relacionados a 2017 – o mais recente usado para balizar as ações da companhia – dão conta de que 35 pessoas morreram em vias urbanas do município, sendo 17 no local do acidente e 18 pós. O documento mostra que a maioria dos óbitos são de homens com idade entre 21 e 30 anos. Um dado alarmante é que 37% das vítimas fatais foram em decorrência de acidentes com motocicletas – se comparamos com a frota desse tipo de veículo (17% do total), pode-se afirmar que este é tipo de veículo mais perigoso do município. Além das vítimas registradas em vias urbanos, há, ainda, outras sete mortes, considerando os acidentes em rodovias estadual e federal dentro de Petrópolis.
A campanha
O tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
A programação
Já estão abertas as inscrições para curso de formação para professores da rede municipal de ensino. O objetivo é que os profissionais do primeiro segmento (1º ao 5º ano do ensino fundamental) e educadores da rede municipal de ensino atuem como multiplicadores. A ação faz parte das iniciativas do Maio Amarelo e as inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio pelo e-mail gerenciaprogeducacionais@gmail.com – Departamento de Projetos da Secretaria de Educação. Confira o restante da programação, que incluirá, ainda, novas atividades:
1º.05 – Panfletagem na Corrida do Trabalhador e Expo Petrópolis
03.05 – Ação de conscientização nos arredores do Obelisco
08.05 – Curso de Multiplicadores para Educação
09.05 – Apresentação CEU da Posse sobre o Trânsito
10.05 – Ação de conscientização nos arredores do Obelisco
13.05 – Apresentação do PlanMob ao Conselho Municipal de Segurança Pública
17.05 – Ação de conscientização nos arredores do Obelisco e abertura da CMTT 2019
18.05 – Apresentação do PlanMob na CMTT 2019
24.05 – Ação de conscientização nos arredores do Obelisco
31.05 – Ação de conscientização nos arredores do Obelisco