Campanha: presentes de Natal para os idosos da Casa de Benefício Alcides de Castro
Um pacotinho de balas, um anel, uma camisola, uma camisa. Esses são apenas alguns dos pedidos de presente que os idosos da Casa de benefício Alcides de Castro pediram ao Papai Noel nesse Natal. Graças a iniciativa do grupo “Amigos da Alegria”, os pedidos estão sendo compartilhados no facebook a espera de que “Padrinhos” acolham os pedidos e façam com que o Natal dos idosos seja mais feliz nesse ano. O grupo também está pedindo a doação de 62 panetones que serão entregues aos funcionários da Casa. O Papai Noel vai entregar os presentes entre os dias 21 e 23 de dezembro.
A Casa de Benefício Alcides de Castro fica na Estrada Jeronimo Ferreira Alves, nº 2698, em Itaipava. O lugar abriga 36 idosos. De acordo com Anne Santos, 31 anos, contabilista que há seis anos criou o grupo Amigos da Alegria, a ideia de promover a campanha em Petrópolis surgiu após o grupo conhecer um trabalho parecido. “A ideia surgiu assistindo à uma matéria do Fantástico. Uma enfermeira fez esse projeto em um asilo, Casa do Idoso Amor à Vida, e os presenteou com o que eles realmente gostariam de ganhar no Natal. Me emocionei muito e, após conversa com a enfermeira Nayana Alves da Costa que teve a ideia e me permitiu copiar, todos amaram a ideia e decidimos fazer a campanha Natal Solidário no primeiro asilo que nos acolheu com muita simpatia e carinho. Na última visita que fizemos ao asilo, no dia 4 de dezembro, com ajuda dos funcionários, fotografamos todos vovôs e vovós, ssegurando o quadro decorado da tia Maria.. Tivemos autorização de uso de imagem e os demais montei os quadrinhos no editor de fotos para poderem realizar o pedido de Natal”, explicou Anne.
Os presentes que os idosos pediram são muito simples. Há até um pedido que virou “segredo”. “Tivemos alguns pedidos inusitados como uma calcinha bem bonita. Como somos conhecidos e temos intimidade, já realizamos visitas na casa há dois anos e meio, uma vovó toda risonha brincou com a gente mas pediu segredo. Iremos presentea-la em segredo. Os que me emocionaram foram os vovôs Luciano e Ademar. O vovô Luciano é cego mas ama a cor azul, disse que é a cor mais bonita, é bela. E o vovô Ademar pela simplicidade. Ele pediu um pacotinho de balas ou doces porque ele ama!”, contou Anne.
As fotos dos idosos com os seus pedidos ganharam destaque no facebook. “Depois das fotos e quadrinhos feitos, postei na nossa página Amigos da Alegria – Petrópolis e com a ajuda da equipe guerreira e cheia de garra, compartilhamos para amigos e colegas. Me emocionei, ao ver que em pouco tempo, tudo o que havia postado já havia um padrinho ou madrinha de bom coração e ainda tinha uma chuva de mensagens perguntando o que ainda estava faltando. Agradeci, em nome do grupo, aos amigos do bem que se solidarizaram com esta linda campanha. A campanha, será apenas no Alcides de Castro porque trabalhamos com a hipótese do imprevisto. Se alguém não cumprir com o prometido, faremos vaquinha para que todos possam receber seu presente de Natal.
Como a campanha teve um número grande de pessoas caridosas querendo ajudar, resolvemos incrementar os presentes dos idosos e levar um agrado aos funcionários que cuidam deles com muito carinho. Precisamos agora de 62 panetones!”, disse Anne.
Quem quiser e puder ajudar os Amigos da Alegria, pode entrar em contato através da página no facebook (Amigos da Alegria – Petrópolis). Vale destcar que o grupo realiza visitas em outros asilos e orfanatos e conhecem a reaizada de cada lugar e o que cada um deles necessita. Os padrinhos e madrinhas devem entregar os presentes e panetones até o dia 15 de dezembro em um dos postos: Scarpan Pedro II (Rua do Imperador, nº 288, loja 30) e Loja STS (Rua Doutor Paulo Hervé, nº 1396).