Câncer de mama: 464 novos casos desde janeiro

02/10/2017 09:26

Considerado a segunda principal causa de morte de mulheres em Petrópolis, o câncer de mama poderia ter estatísticas bem diferentes se fosse diagnosticado e tratado precocemente. Às vésperas da abertura oficial do Outubro Rosa – o evento que abre o mês de conscientização ao câncer de mama será realizado nesta quarta-feira, dia 4, às 19h, na escadaria do Palácio Amarelo (Câmara Municipal) – os números chamam a atenção: de acordo com dados do Centro de Terapia Oncológica (CTO), em 2015 foram registrados na cidade 474 novos casos de câncer de mama na cidade. No ano passado, a unidade de saúde atendeu 561 pacientes e, este ano, até o momento, 464 estão em acompanhamento.

Certa de que só a sensibilização da população e a conscientização da importância do diagnóstico precoce pode mudar essa realidade, a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Mattos, destaca o trabalho realizada na cidade. “Cada vez mais a população petropolitana abraça a campanha do Outubro Rosa e é isso que torna as nossas ações possíveis. Este ano estamos focando nos cuidados paliativos ao paciente de câncer, com capacitações do nosso pessoal e também do Hospital Alcides Carneiro, onde os pacientes são atendidos. Outro ponto também importante na campanha deste ano é que, além do câncer de mama estaremos falando e alertando sobre o câncer de colo de útero”, disse.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O Outubro Rosa tem como meta levantar a bandeira da detecção precoce do câncer de mama e informar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, além da realização do autocuidado e do autoconhecimento das mamas. Durante todo o mês serão realizadas palestras e atividades educativas em diversos locais da cidade.

Além dos shows de abertura – com o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e a soprano Ana Hannickel – a programação também contará com um jantar beneficente na próxima sexta-feira, dia 6, às 20h, na Maison Magamez. O evento terá cardápio selecionado especialmente para o evento. Os ingressos custam R$ 120 e podem ser adquiridos na sede da associação.

No último sábado do mês, dia 28, a partir das 15h, acontece a tradicional caminhada que encerra a campanha do Outubro Rosa. A concentração será na Catedral São Pedro de Alcântara e no percurso estão as principais ruas do centro da cidade, seguindo em direção ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura.


Últimas