Candidato que espalhar fake news pode ser barrado

04/06/2022 02:15

O ministro Alexandre de Moraes, que irá assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral anunciou que pessoas que divulgarem fake news podem ter a candidatura barrada. Partisans apoiam o combate de qualquer fake news, é claro, mas a gente faz ressalvas. Normalmente o espalhador não é o próprio candidato, mas seus apoiadores. E aí provar que foi com ordem dele fica mais complicado.

Incriminar o concorrente

E vamos mais além: conhecendo as manhas da política, principalmente a petropolitana, ainda corre o risco de um concorrente espalhar fake news para tentar ‘incriminar’ o adversário. E a gente torce para que existam meios suficientes para realmente barrar as notícias fraudulentas porque são, de fato, uma praga digital que engabela muita gente.

O diretor presidente do Grupo Tribuna, Francisco de Orleans e Bragança, representou a Família Imperial no lançamento das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil, solenidade realizada ontem, no auditório da UCP. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prestigiou a cidade e o evento, ao lado dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho e Jean Paul Prates. E o prefeito Rubens Bomtempo foi o anfitrião neste momento histórico que abre nacionalmente as celebrações que serão realizadas por todo o país.

Alfinete afiado

Olha, não se pode negar o senso de humor do governador Claudio Castro.  E como bom ariano ele nem manda recado, fala na lata mesmo. Na solenidade ontem, em Petrópolis, ele relembrou como foi chegar à cidade no dia da tragédia de 15 de fevereiro. “Foi difícil, mas chegamos e conseguimos iniciar de imediato a ajuda. Foi tão difícil a chegada que meu adversário (se referindo a Marcelo Freixo) chegou três dias depois. E na segunda chuva (20 de março) ele gravou vídeo da casa dele no ar condicionado”.

Saia justa

E quem estava ao lado de Cláudio Castro de quem recebeu elogios momentos antes? O prefeito Rubens Bomtempo. E ele quase riu da piada contra seu correligionário do PSB e candidato ao governo do Estado. Dava para ver que Bomtempo se segurou para não rir, ainda que todo o restante presente tenha caído na gargalhada. Mas ele tá perdoado porque o jeito que Castro falou foi engraçado demais mesmo.  

Super população

Comerciantes articulam dar um pulinho na Secretaria de Fazenda para reclamar com Paulo Roberto Patuléa sobre a quantidade de ambulantes não credenciados pela Rua do Imperador.

Posse na APL

A Academia Petropolitana de Letras realiza sessão solene de posse da acadêmica Carolina de Souza Freitas no dia 25, às 18h, na Casa de Cláudio de Souza. A nova titular será empossada na Cadeira 14, patronímica de Raimundo Correia, em substituição ao pranteado acadêmico Fernando Py. Ela será saudada pelo professor Paulo César dos Santos.

Nossa Festa

Rola hoje a Nossa Festa, um evento lançado em 2019, mas que ficou em suspenso durante a pandemia. E com tanta saudade acumulada essa edição promete ser épica. Vai ter Show com a banda Tokaia e os DJs Paulo Costa (aqui da Tribuna), Rafael Justen, Maya e Breno Amorin vão garantir a alegria musical da festa. Começa às 21h, na Bohemia.

Sério?

E os vereadores começam a pressionar o prefeito Rubens Bomtempo para que role a anunciada reforma administrativa. Com indicações a cargos aquém do esperado quando o prefeito assumiu, eles acreditam que a reforma prometida por Bomtempo vai resolver. Vocês contam ou a gente conta? 

Montanhismo

Por uma iniciativa do Centro Excursionista Petropolitano (CEP), acolhida pelo poder público, o montanhismo será declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis amanhã. A medida será por decreto assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo e haverá cerimônia especial, às 8h, no Parque da Ipiranga, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente. Petrópolis é uma das cidades onde a prática do montanhismo atrai visitantes de todo o mundo e o CEP é um dos mais antigos do país, fundado em 1958.

Comemorando o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Petrópolis para o montanhismo, Partisans destacam a foto de Luiz Henrique Lucas, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Palácio de Cristal

Você confere aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que o Palácio de Cristal ainda não tem data para terminar a obra porque o piso agora está com desnível o que foi verificado pelo Iphan e que pode ocasionar que a água da chuva atinja o prédio. Desde o início, quando foi anunciada a obra em 2019, os Partisans já vêm falando: o piso era a única coisa que não precisava mexer. Bastava ver parte elétrica, troca de vidros, banheiros e outras melhorias. Mas foram inventar…

Escavações

E ainda bem que foi dado por encerrado o processo de escavação arqueológica daquele piso do Palácio, uma exigência do Iphan. Porque com a enchente de fevereiro, aquela terra revirada cobriu de volta todo o terreno com o volume das chuvas. Se a escavação não tivesse sido encerrada tinha que começar de novo.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas