Canil da Guarda Civil ajuda em prisão de acusado por tráfico na Praça da Liberdade

12/07/2019 16:30

A Guarda Civil prendeu nesta quinta-feira (11) um homem acusado de tráfico de drogas na Praça da Liberdade. Em uma ação de rotina com o canil, ele tentou fugir durante abordagem, mas foi impedido pelos agentes que estavam no serviço. Antes, três homens foram levados para a delegacia do Retiro e autuados como usuários – eles foram flagrados no Parque Ipiranga. Desde a inauguração do canil, em abril de 2017, os animais ajudaram a encontrar mais de 40 mil pinos cocaína e, apenas neste ano, mais 15 kg de maconha.

Leia também: Prefeitura convoca chamamento público para o “Metrô de Petrópolis”

O homem preso tem 36 anos e foi pego com 10 pinos de cocaína e três trouxinhas de maconha, além de uma quantia em dinheiro. Ele já tinha passagens anteriores pela polícia por assalto e vai responder por tráfico. Houve tentativa dele de fuga e de se livrar da droga, mas acabou contido pelos agentes. Também foram levados para a 105ª DP três homens encontrados com maconha. Todos foram autuados como usuários de drogas, prestaram depoimentos e foram liberados em seguida.

"Nós estamos nas ruas seguindo nosso papel de proteger a população, com uma rotina de ações de detecção de drogas e também operações em apoio às forças policiais do nosso município”, diz o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

Só neste ano, o canil já participou de mais de 50 operações em locais como Araras, Gentio, Pedro do Rio, Vila Rica e na Rodoviária do Bingen, por exemplo. Também são feitas ações regulares no Centro, tanto durante o dia quanto em ações do choque de ordem, nas noites de fins de semana.

O canil da Guarda Civil possui 14 animais, sendo dois pastores holandeses para a detecção de drogas e armas.


Últimas