Cantinho do corretor de imóveis: desvantagem da compra de um imóvel diretamente
Caros colegas corretores, no Mercado imobiliário, assim como em outros mercados, é muito comum enfrentarmos forte concorrência, seja de outros profissionais ou imobiliárias, bem como a concorrência dos proprietários dos imóveis que, por vezes, preferem vender diretamente seus imóveis, em vez de confiarem a negociação do imóvel a um profissional corretor de imóveis.
No entanto, muita gente que deseja comprar imóveis não sabe que não terá qualquer vantagem se comprar diretamente do proprietário, nem ao menos a redução do preço, sob o pretexto de que não terá comissão de corretagem a ser paga. Quando um proprietário resolve vender diretamente o imóvel dele, o intuito não é vender por um valor menor, muito pelo contrário, o objetivo é lucrar mais.
Não há a preocupação se o comprador está fazendo um bom negócio ou não. Ele quer vender o imóvel e ponto final, tornando o negócio arriscado e até mesmo desvantajoso para o comprador. Muito mais segura é a compra através de um corretor de imóveis. Isso porque o corretor permitirá que as partes envolvidas tenham ciência de aspectos relevantes na negociação que nem sempre estão ao alcance de conhecimento do leigo.
O corretor ainda, por ser um especialista do mercado e estar acostumado com as sutilezas de uma negociação, indicando ao comprador se está pagando um valor justo pelo imóvel ou não, ajudará também as partes no momento do fechamento e com a produção da parte contratual, que é um dos momentos mais tensos de uma negociação, visto que a compra e venda de um imóvel envolve altas cifras de dinheiro e é muito comum haver insegurança das partes e medo de fazer um mau negócio, até mesmo para compradores e vendedores que já tiveram experiência em comprar ou vender imóveis na vida.
Outro fator que beneficia quem compra imóvel com um corretor de imóveis é o fato de haver robusta legislação que exige do corretor de imóveis uma responsabilidade sobre o negócio no qual ele atua. Ele, por força do artigo 723 do Código Civil é obrigado a agir com diligência e prudência, bem como a fornecer, espontaneamente, às partes todas as informações sobre os riscos do negócio. Portanto, sem um corretor de imóveis, o comprador pode acabar pagando mais caro e fazendo um mau negócio.