Cantinho do Corretor: O porto seguro que é o imóvel

14/04/2021 08:00
Por Fabrício Junqueira

Caros leitores, diante dos diversos compromissos e decisões importantes que temos de lidar em nosso cotidiano, especialmente hoje em dia, somados às notícias e movimentos da sociedade em torno da pandemia e de suas consequências em âmbito econômico e social, vem sempre a dúvida para aqueles que tem patrimônio ou algum capital guardado, sem destinação específica: “Como proceder corretamente para que meu patrimônio não perca valor depois de tantos anos de trabalho duro para conquistar?”

Nesse sentido, é fundamental ter em mente que o mercado imobiliário é, de fato, um “porto seguro”, ou seja, um segmento em que, diante de cenários inseguros, o seu patrimônio fica protegido.

Para não dizer que estamos falando aqui de um clichê, e que o que estou falando é mero papo de corretor, apresento para o leitor algumas informações para mostrar a você que o cenário atual pede prudência e que, para isso, um olhar atento para o mercado imobiliário deve ser palavra de ordem para quem busca proteger seus investimentos e seu patrimônio de maneira geral.

Neste ano de 2021 iniciamos um processo gradual de aumento da taxa Selic, algo que não ocorria há 6 anos, o que significa uma tendência de aumento na inflação (a previsão do COPOM em maio próximo é de um novo aumento), consequentemente perda do valor do dinheiro, especialmente aquele que temos investido em condições de rendimento iguais ou abaixo da inflação (ex.: poupança). Como estamos vindo de uma taxa que era a menor registrada na história, a tendência portanto é de alta.

Dessa forma, o momento é mais do que favorável, para quem tem um capital guardado, para investir na compra de um imóvel e fazer com que você passe essa fase de instabilidade econômica com seu patrimônio protegido, pois o imóvel (sendo comprado em condições normais de mercado, quanto a preço e documentação), tende a valorizar acima da inflação. Isso sempre ocorreu historicamente.

E se o leitor não tem capital guardado e busca comprar um imóvel financiado? Ora, aplica-se o mesmo conselho, ou seja, se você tem o perfil necessário para financiar um imóvel e está em condições de assumir um compromisso de longo prazo, o momento para financiar é agora! Isso se deve pelo mesmo motivo exposto acima, pois a maioria dos financiamentos é regido com base na Selic, portanto, como estamos vivendo um período das menores taxas da história e estamos ainda iniciando um processo de alta, esperar mais tempo para financiar significa tornar seu sonho de comprar um imóvel algo bem mais caro conforme espera mais tempo para comprar. Portanto, não perca mais tempo, realize sua aquisição agora!

Para os profissionais da área imobiliária, é momento, mais do que nunca, de prospectar novas oportunidades e disponibilizar aos investidores, a fim de trazer segurança para a economia protegendo o patrimônio das pessoas, diante das intempéries da economia.

Nota de falecimento

A Delegacia do Creci de Petrópolis vem, com enorme pesar, prestar condolências aos familiares e amigos de nosso prezado colega corretor de imóveis José Ferreira de Menezes Filho, Creci 14.023, falecido no último dia 09 de abril. Desejamos nossos mais profundos sentimentos.

Aniversariantes da semana

  • Dia 11:

Helmo Rodrigues – Creci 64.668,

Mendel Goldman Birman – Creci 8.523,

Adriano Martins Candido – Creci 29.690,

Flavia Frias Teixeira Pozzato – Creci 64.179;

  • Dia 12:

Paulo de Tarso Pingarilho Carvao – Creci 30.177,

Marcia Bailey – Creci 34.833,

Rudolf Christian Klein Schicker – Creci 71.000,

Victor Fiorenzano – Creci 31.852;

  • Dia 13:

Rosangela Seixas da Cruz – Creci 42.274,

Gustavo Castro Miranda Damazio – Creci 66.535;

  • Dia 14:

Mary Sobral Videira Mora – Creci 14.760,

Carlos André Mckenzie Padula – Creci 24.994,

Nielle Aparecida Salgueiro da Silva – Creci 72.188;

  • Dia 15:

Cyro Guilherme de Azevedo Filho– Creci 33.062;

  • Dia 16:

Simplicio Calheiros Ribeiro – Creci 12.942,

Rosane Alves Saldanha – Creci 60.966,

Augusto Cesar Veiga Schanuel – Creci 70.573,

Wellington Santa Rita – Creci 36.751.

* Fabrício Junqueira é delegado do Creci em Itaipava. Dúvidas ou sugestões? Entre em contato pelo WhatsApp: (24) 99295-3751.      

Últimas