Cãominhada do Outubro Rosa Pet reúne cerca de 50 cães e tutores neste sábado (29)

29/10/2022 16:55
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Cerca de 50 cães e seus tutores participaram da Cãominhada, neste sábado, 29. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa Pet e tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre a incidência de tumores de mama nos animais. O câncer de mama é o principal tumor que atinge as cadelas. Entre os felinos está entre os três mais comuns.

A concentração foi às 8h30, na Rua 16 de Março, em frente à Dom Pet Store. Os cãezinhos vestiram bandana da campanha e alguns foram até fantasiados. Já os tutores puderam adquirir a camisa do Outubro Rosa Pet, vendida pelo valor simbólico de R$ 10,00. Todo dinheiro arrecadado será doado para a Dog’s Heaven, entidade sem fins lucrativos que cuida de cachorros abandonados, recolhidos das ruas ou resgatados em situações de risco.

A Cãominhada seguiu pela Rua 16 de Março em direção à Praça Visconde de Mauá, também conhecida como Praça da Águia, ponto final do trajeto. Lá, os veterinários da clínica UmVet ofereceram, de forma gratuita, avaliação das mamas dos pets e tiraram dúvidas dos tutores.

“Para garantir a detecção precoce é fundamental que os donos conheçam seus animais e façam a apalpação das mamas, na hora do banho, por exemplo. Qualquer sinal de nódulo, aumento de volume ou temperatura do local, secreções e lesões que não cicatrizam, eles devem procurar um veterinário o mais rápido possível.”, destacou o médico veterinário, especialista em oncologia, Bruno Baetas. “A melhor forma de prevenção é a castração, principalmente se ela for feita antes do 1º cio, o que diminui muito as chances de desenvolver tumor nas mamas.”, frisou.

Cerca de 15 animais que estão sob cuidados da Dog’s Heaven, estiveram para adoção durante o evento. Dois deles, participaram da Cãominhada: a Luar e a Linda. “Esse ano o número de animais resgatados foi muito grande. Estamos com cerca de 350 cães prontos para serem adotados, já vermifugados e castrados.”, contou Márcia Coelho, voluntária da ONG. Para adotar um aumigo, tem que ser maior de 18 anos, apresentar comprovante de residência, carteira de identidade e passar por entrevista. Quem tiver interesse, pode entrar em contato com a Dog’s Heaven através do Instagram: @dogsheaven.

Últimas