Caos no Centro Histórico: madrugadas de sexta-feira marcadas por desordem e sujeira

09/04/2019 19:04

A perturbação do sossego e a sensação de insegurança são alguns dos problemas encontrados nos fins de semana nas principais ruas do Centro Histórico. Isso porque a aglomeração de adolescentes e jovens nos bares associada ao consumo em excesso de bebidas alcoólicas torna-se cada vez mais frequente. Para piorar, além da indisciplina durante a madrugada, moradores dessas regiões ainda precisam lidar com outro problema no dia seguinte: o acúmulo de lixo nas ruas.

Mesmo com a implementação do Choque de Ordem, a desordem urbana está longe de ter fim. Entre os principais pontos de concentração dos jovens estão a Praça da Liberdade, Praça 14 Bis, Rua Nelson de Sá Earp, Rua 13 de Maio e arredores da Catedral. Durante a madrugada, os locais chegam a ficar intransitáveis, pois os frequentadores invadem as ruas e, em alguns momentos, ocupam a pista com seus veículos estacionados de forma irregular.

De acordo com moradores da região, com o policiamento na Rua Nelson Sá Earp, o problema foi direcionado para a Rua 13 de Maio, onde a fiscalização estaria sendo insuficiente para atender toda a demanda. Com isso, a região fica propícia para a utilização de drogas e até o consumo de bebidas alcoólicas por menores.

“É um horror. Fico triste em ver como isso tudo acontece, sem que ninguém tome alguma providência que venha gerar resultados. É uma vergonha não só para o local em que moramos, como também para a cidade como um todo”, disse um morador que preferiu não ter a identidade revelada.

Com o objetivo de coibir o estacionamento irregular e a invasão das pessoas nas ruas, foram colocadas grades de proteção nas calçadas das ruas Nelson Sá Earp e 13 de Maio. Entretanto, segundo os moradores, a medida não tem inibido os frequentadores. O resultado da algazarra e das confusões da madrugada pode ser visto no rastro deixado nas calçadas e ruas. Espalhada por toda a área, a grande quantidade de lixo demonstra sinais de abandono e descaso. 

“Está tudo liberado! Infelizmente, ainda faltam medidas que sejam suficientes para conter toda essa desordem”, concluiu.

A Guarda Civil informou que vai intensificar o choque de ordem na cidade, ação constante realizada em ruas do Centro Histórico, principalmente nas ruas Nelson de Sá Earp e 13 de Maio. Este ano, foram foram realizadas sete edições. As principais ocorrências registradas foram tráfioco de drogas, venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos, sol alto e estacionamento irregular.

Nas últimas edições, o Conselho Tutelar manteve um posto para atuação no caso de flagrante de menores de 18 anos consumindo bebida alcoólica. O objetivo é fortalecer essas ações, que contam com a participação da Polícia Militar,  Guarda Civil, CPTrans, Fiscalização de Posturas, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude.

Segundo a prefeitura informou, a Comdep mantém equipes para varrição da Rua 13 de Maio e vias próximas pela manhã e à noite. O serviço pela manhã é feito de 7h às 9h30 e, no período noturno, entre 00h e 04h. A coleta de lixo ocorre todas as noites, entre 22h e 00h. É importante ressaltar que os estabelecimentos do local devem disponibilizar o lixo para coleta com, no máximo, uma hora de antecedência.

Entramos em contato com a Polícia Militar, que até o fechamento desta edição não enviou resposta.

Últimas