O caos nosso de cada dia: incêndios, freios falhando, acidentes e quebras diárias

02/fev 04:02

Só com ônibus no Morin são dois acidentes com veículos supostamente perdendo os freios em menos de três meses. O mais recente foi ontem, na linha Pedro Ivo, quando, mais uma vez, o motorista salvou a pátria ‘jogando’ o carro com 10 pessoas embarcadas em um muro, mas ninguém ficou ferido. O primeiro foi em 09 de novembro, na linha Roncoroni, quando estavam 40 pessoas dentro do coletivo, mas que também, felizmente, os feridos foram sem gravidade. Ambas são linhas da Petro Ita. Na Roncoroni, a prefeitura interveio e mandou substituir por uma van, paliativo que prossegue até hoje. No acidente de ontem, a prefeitura nada disse.

Quatro queimados em 4 meses

De ônibus queimados são quatro em curto período: o primeiro foi no dia 25 de setembro, carro da Viação Cidade das Hortênsias, na Estrada da Saudade. Em 28 de novembro, da Petro Ita na Getúlio Vargas. Já no dia 05 de dezembro mais um incendiado da Petro Ita, no Siméria e, dia 17 de janeiro, outro da Cidade das Hortênsias, na Silva Jardim.  Não somos especialistas em mecânica, mas é muito incêndio em ônibus, não? Sem contar a queima total na garagem das empresas.

Perigo diário

Fora isso ainda tem dois casos também graves: um ônibus da PetroIta quase despenca de um barranco na Rua Alagoas, no Quitandinha, no dia 31 de outubro e outro veículo, também da Petro Ita ,só não parou dentro do rio na Washington Luiz, no Centro, dia 28 de novembro, porque a mureta aparou.  Ontem, na descida da antiga avenida Central, no Alto da Serra, um ônibus com crianças a bordo, também teve um defeito grave e quebrou após aquela curva acentuada.  A gente listou tudo isso porque os casos, isolados, podem parecer de pouca monta, mas juntando tudo olha que perigo que todos estão passando.

Conserto express

PetroIta e Cascatinha inauguraram uma nova modalidade para socorrer os carros que quebram. Não recolhem mais os ônibus para as garagens e mandam o mecânico consertar no meio da rua. Essa semana aconteceu com os moradores das ruas Uruguai e Getúlio Vargas que ficaram à pé mais de uma hora esperando o conserto do veículo. O ônibus quebrado ainda ficou atravancando a via.

E sobre o ‘conserto express’ que falamos aqui – com mecânicos das empresas de ônibus indo reparar os veículos no meio da rua – é estarrecedor o relato de moradores do Morin. O ônibus que colidiu com o muro de uma casa teria sido visto quebrado às 7h10 no Centro e se acidentou às 9h45 no bairro.

Contagem

E Petrópolis está há 267 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

PSDB terá candidato próprio

O empresário Sérgio Bernardes é pré-candidato a prefeito pelo PSDB, anúncio que fez, junto com seus  partidários, há tempos. Mas, essa semana foi surpreendido com a ‘notícia’ de que o partido vai apoiar Rubens Bomtempo. Ele diz que não há qualquer entendimento com o prefeito, que busca a reeleição. O PSDB reafirma que terá candidato próprio ao executivo.

Essa, não!

Nem uma criança de cinco anos vai acreditar que a prova do concurso da CPTrans – aquelas com referências expressas ao prefeito Bomtempo e sob suspeita de abuso de poder econômico e político, investigadas pelo Ministério Público – não passaram pelo crivo da comissão organizadora da seleção que é formada por integrantes da prefeitura. O Instituto Nacional de Qualificação e Capacitação quis matar essa no peito afirmando que “não é permitida nenhuma ingerência de gestores públicos nos concursos que realiza”. Mas, gente… Você contrata um serviço e não vai dar uma olhadinha se tá tudo ok?

A Casa Stefan Zweig apresenta amanhã, às 11h, o concerto “André Doninski Trio” Liderado pelo compositor André Doninski, o trio explora influências de jazz, samba-jazz, blues e música regional brasileira em seu repertório, desenvolvendo arranjos de forma orgânica com Santiago (bateria) e Henrique Verleun (contrabaixo). As reservas para o evento podem ser feitas através do e-mail casastefanzweig@gmail.com ou pelo WhatsApp 24 992 566 532.

Se a gente não reclama…

Ontem mesmo a gente falou aqui que achava estranho não ter uma concorrência para o Carnaval da Liberdade, na Praça, que a prefeitura promove. Porque se vai ter atrações e ainda barracas de comes e bebes há de existir uma concorrência, pois não? Eis que somente ontem, dia 1°, a prefeitura publicou um aviso de interesse de contratação com dispensa de licitação “para produzir, planejar, coordenar e executar o evento”. Mas não fala da contratação de artistas e apenas, em seu termo de referência, das providências de som, luz etc.  E o prazo para apresentação das propostas vai até o dia 06 e pior: o serviço  vai começar a ser executado no dia seguinte e o Carnaval começa no dia 09… Mas a gente não entendeu a parte que fala que “a administração tem interesse de obter propostas adicionais”.  Por que, já tem outras?

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas