Captadora de doações do Banco de Sangue Santa Teresa explica importância do ato neste fim de ano

10/12/2023 09:39
Por Enzo Gabriel

O ato de doar sangue tem sua importância reconhecida e comprovada. No entanto, os bancos de sangue, diversas vezes, costumam registrar níveis abaixo do recomendado no estoque. É o caso do GSH Banco de Sangue Santa Teresa, no Bingen.

Para reforçar a necessidade e incentivar a doação neste fim de ano, Eliane Custódio, captadora de doadores do banco, explicou, em entrevista exclusiva, as ações realizadas e a importância da atitude.

Dificuldades de doadores

“No início de novembro, até por volta do dia 22, tivemos estoques bem baixos. Precisamos de 70 a 80 bolsas por dia, mas não estávamos alcançando esse número, recebendo só 20, 30 bolsas. Isso nos preocupa, já que não conseguimos atender todos os pacientes”, explicou Eliane.

Doações no fim de ano

Eliane também falou sobre as doações com a chegada do fim de ano: “Nos preocupa o mês de dezembro, quando tem férias, as pessoas viajam e acabam não passando aqui primeiro. Seria ótimo se todos passassem aqui, fizessem a doação, e depois viajassem para que ficássemos tranquilos”.

Maior dificuldade com O-

“Apesar da dificuldade com todos os tipos sanguíneos, o O- é o que tem estoques mais críticos na unidade, sendo que ele é necessário para atender ocorrências de trauma, cirurgias cardíacas e recém nascidos de zero a três meses”.

Convite para as pessoas realizarem a doação

A captadora convidou a todos que doem sangue: “Pedimos, de todo o coração, que todos venham doar, já que a pessoa vai estar ajudando a salvar até quatro vidas. A doação é muito importante, pois sem eles não conseguiríamos salvar os pacientes”.

A instituição funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos domingos e feriados, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130, no bairro Bingen, ao lado do Banco Bradesco. Para facilitar o acesso, a unidade disponibiliza transporte gratuito para grupos de 4 ou 15 pessoas. O transporte deve ser acionado pelo WhatsApp: (24) 99269-4355.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
• Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
• Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
• Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
• Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
• Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Últimas