Captadores fazem apelo a doadores de sangue

26/01/2018 17:35

O Banco de Sangue Santa Teresa está precisando urgentemente de doações. Com os estoques baixos, o banco faz um apelo aos doadores de todos os tipos sanguíneos que possam fazer a sua contribuição. Apenas 1,8% da população doa sangue, a conscientização é muito importante para que mais vidas sejam salvas. 

A ato de doar sangue é tão simples que dura em média 30 minutos. Jovens a partir de 16 anos podem doar, basta ir acompanhado do responsável. O interessado precisa pesar mais de 50 e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 6 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento. A idade limite para a doação é 69 anos, e deve ser apresentado um documento de identificação. 

Um fator que é importante destacar é que as pessoas que tomaram a vacina contra a febre amarela só podem doar sangue após 30 dias. Por isso, quem ainda não tomou a vacina, ou pretende tomá-la no próximo sábado (27), no ‘Dia D’, deve se adiantar e fazer sua doação antes de receber a dose. “Doar sangue antes da vacinação não acarreta problema algum. Mas se tomar a vacina precisará aguardar 4 semanas para ir até o banco”, destacou o captador Rodrigo Moreira. 

O Banco é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do Sistema Único de Saúde – SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, que dependem dessas doações todos os dias. 

Últimas