Carnaval em Petrópolis atrai turistas que buscam tranquilidade

Sem programação oficial, cidade é alternativa para quem quer fugir da agitação dos grandes centros, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo

16/02/2023 14:28
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O carnaval em Petrópolis é o destino ideal para quem está em busca de tranquilidade em uma cidade que proporciona o contato direto com a natureza. Sem programação oficial pelo município, os atrativos ficam por conta dos pontos turísticos, parques e da gastronomia diversificada e de qualidade. Segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo), a ocupação hoteleira já está em torno de 80%.

“As reservas para o carnaval geralmente são fechadas semanas antes em Petrópolis e neste ano não foi diferente. Esperamos uma boa movimentação nos bares e restaurantes tanto do Centro, quanto em Itaipava e regiões como Secretário, que são refúgios, sobretudo para essa época do ano.”, diz Germano Valente, presidente do SindTurismo.

De acordo com Germano, o visitante que vem para a cidade no carnaval está justamente fugindo da agitação dos grandes centros, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. “Petrópolis tem esse diferencial de ser uma cidade que oferece inúmeras opções para quem está em busca de descanso. São opções de lazer no Centro Histórico, de turismo de compras, com os polos de moda da Rua Teresa e de Itaipava; o turismo gastronômico, com uma grande oferta de restaurantes dos mais diversos tipos de culinária; e o turismo ecológico, que proporciona experiências únicas para os visitantes, com suas trilhas e cachoeiras.”, destaca.

Para atender a demanda, haverá contratação de pelo menos 20% de mão de obra extra para o período. “Os feriados prolongados, como o carnaval, tendem a ser muito positivos para o setor de hospedagem e alimentação e, na medida, que atraímos os turistas para a cidade estamos atuando diretamente na geração de emprego e renda, o que é fundamental para o desenvolvimento do município que tem no turismo um dos seus principais impulsionadores da economia.”, conclui Germano.

Últimas