Carreta Solidária retorna à Região Serrana para ajudar comunidades afetadas pela tragédia

08/03/2023 16:02
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Há pouco mais de um ano, Petrópolis sofreu uma tragédia que deixou centenas de mortos e desabrigados. Naquela época, uma carreta solidária prestou assistência às vítimas das chuvas. Agora, o mesmo veículo retorna à região para oferecer suporte à comunidade que ainda enfrenta as consequências desse desastre.

Na sexta-feira, 10, a carreta estará no Alto da Serra, em Petrópolis, na Rua Teresa, 1937. Na ocasião, serão oferecidos 200 cafés da manhã e 500 almoços. O atendimento ocorrerá das 7h às 15h. A comunidade também poderá contar com atendimento médico.

Foto: Divulgação

O líder da ADRA Brasil, Fábio Salles, menciona que a carreta é uma ferramenta poderosa para ajudar pessoas em momentos de crise. “Fico extremamente feliz em ver a Carreta Solidária da ADRA Brasil voltando à região Serrana do Rio de Janeiro, onde prestou assistência vital há pouco mais de um ano. É um testemunho do compromisso da ADRA em oferecer ajuda humanitária e apoio à comunidade carente. Esperamos fazer a diferença na vida das pessoas que ainda sofrem as consequências daquela tragédia.”, pontua Salles.

Foto: Divulgação

Programação

Além de Petrópolis, a carreta passará por outros municípios. Diversas atividades gratuitas serão realizadas, como distribuição de marmitas, café da manhã, assessoria jurídica, corte de cabelo, distribuição de roupas, atendimento de cuidados curativos, entre outros. Confira a programação:

Já no sábado, 11, a carreta prestará atendimento no Município de Mesquita, na rua Adolfo de Albuquerque – 398, Chatuba (CRAS Chatuba). Por lá também serão distribuídas marmitas de café da manhã e almoço. Além do atendimento médico, os moradores terão acesso gratuito à assessoria jurídica e corte de cabelo.

No domingo, 12, a carreta estará no Centro do Rio de Janeiro, na Av. Presidente Vargas, 1261 – em frente à Biblioteca Parque Estadual, Pista Lateral. Na ocasião, serão distribuídas marmitas, café da manhã e serviços como atendimento médico, doação de roupas, cuidados curativos, entre outros.

No dia 13, a carreta estará em Nova Iguaçu, na Praça Cabuçu, Estrada de Madureira, a partir das 7h. Além das marmitas de café da manhã e almoço, neste local também será oferecida uma feira de saúde gratuita, cuidados médicos e o serviço de corte de cabelo para moradores de rua.

Carreta Solidária

A unidade móvel mantida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ADRA, tem capacidade para preparar até 1.500 refeições por dia, lavar até meia tonelada de roupas e oferecer atendimento psicológico à comunidade.

Ao longo dos últimos seis anos, a carreta passou por mais de 50 cidades brasileiras, prestando atendimento gratuito a famílias afetadas por calamidades. Cortando as estradas do País, serviu mais de 145 mil refeições e lavou aproximadamente 150 toneladas de roupas.

A unidade móvel também já atendeu vítimas de tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de vítimas dos deslizamentos de terra em São Paulo, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e prestou apoio no combate ao coronavírus.

Como funciona?

O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, o segundo para a lavagem e secagem de roupas e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

Para mais informações, acesse o site da Carreta Solidária: https://adra.org.br/carreta/

Últimas