Cartão Imperial: mais de 700 famílias perdem o benefício

13/06/2017 08:35

A Secretaria de Assistência Social iniciou ontem (12) o processo de desligamento de 720 famílias beneficiárias do Cartão Imperial que não se enquadram mais nos critérios do programa. Recadastramento iniciado no ano passado já tinha identificado 618 famílias em situação irregular, que não comprovaram a quadro de vulnerabilidade social, de insegurança alimentar e/ou nutricional para manter o recebimento de R$ 70 mensais. Este ano, 195 famílias convocadas para recadastramento também não comprovaram atendimento às regras. Destas, 102 terão o benefício suspenso já na próxima semana. Outras 93 deverão ser desligadas até o fim do mês.

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, a atualização de dados já foi feita no Independência, Taquara, Alto da Serra, Meio da Serra e Sargento Boening. O trabalho, nessas áreas, foi realizado de junho a dezembro de 2016. Neste ano o recadastramento foi feito em Corrêas. O objetivo da Assistência Social é recadastrar todas as 5.630 famílias assistidas pelo programa em todo o município. O processo de recadastramento tem como objetivo garantir que todos os atendidos estejam dentro dos critérios do programa e devidamente cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

“Todos os moradores foram convocados com antecedência, inclusive os recadastramentos do ano passado foram devidamente revisados, mas, se, mesmo assim alguém quiser ter os dados revistos, essa pessoa pode procurar a Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro Administrativo da Avenida Barão do Rio Branco, que iremos rever caso a caso. Dos 5.630 cadastrados já iremos passar para 4.910 beneficiários, o que nos dá a chance de proporcionar o benefício a outras pessoas que realmente precisam”, explica Denise Quintella.

 A Secretaria de Assistência Social disponibiliza uma equipe para convocar as famílias por telefone. Para fazer o recadastramento, o usuário deve levar cópia e original do documento de identificação, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho ou comprovante de renda, certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de escolaridade e carteira de vacinação dos menores de 10 anos.  Pessoas com deficiência ou portadores de doença crônica devem apresentar laudo ou comprovante de acompanhamento médico.

Recadastramento continua no bairro Quitandinha

Os moradores do bairro Quitandinha têm até o dia 28 de junho para realizar a atualização do cadastro do Cartão Imperial. É preciso que os 289 beneficiários do programa no bairro entreguem a documentação pendente junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. Por ser uma região populosa, o recadastramento, iniciado em maio, foi dividido em ordem alfabética, contemplando os moradores do Dr.Thouzet, Quitandinha e Duques, mas, das 678 famílias cadastradas, apenas 389 realizam a atualização dos dados até agora.

A titular da pasta, Denise Quintella, diz que aqueles que não conseguiram fazer a atualização devem procurar o CRAS para atendimento. A unidade fica na Rua Alagoas s/n (Ao lado do PSF do Amazonas) e o atendimento está disponível de 9h às 16h.

“Um pouco mais da metade dos beneficiários conseguiram se recadastrar, mas ainda há um número muito grande de famílias que precisam entregar a documentação pendente. Prorrogamos até para um tempo maior para que todos possam buscar a unidade com tranquilidade”, alerta.

Últimas