Casa da Educação abre inscrição para banda de música
A prática de música em conjunto é uma das novidades desse ano na programação de oficinas da Casa da Educação Visconde de Mauá. Os alunos que participarem dessa atividade formarão a “Banda da Casa da Educação”. As inscrições podem ser feitas por alunos da rede municipal de Educação, a partir dos 10 anos de idade e estão sendo oferecidas, neste início, 15 vagas, número que pode ser ampliado.
Os ensaios ocorrerão nas segundas-feiras, das 16h30 às 18h, na Casa da Educação Visconde de Mauá. O professor responsável pelas aulas é o Lucas Azeredo, professor da rede municipal de Educação. Estudou música na Escola de Música Villa-Lobos/RJ e se formou na UFRJ no curso de Licenciatura plena em Música. Atua como professor de violão e guitarra há 15 anos e como professor de musicalização infantil e outras práticas de ensino musical desde 2014.
“Essa é mais uma oficina oferecida pela Casa da Educação Visconde de Mauá. O ensino da música auxilia no desenvolvimento pedagógico das crianças, além da concentração e disciplina, por isso essas atividades oferecidas pelo espaço são tão requisitadas pelas famílias”, disse a secretária de Educação interina, Samea Ázara.
As aulas são direcionadas aos alunos que gostam de música. “O objetivo é trabalhar a música em conjunto. Podem participar alunos da rede municipal que gostem de cantar, ou tocar os mais variados tipos de instrumentos musicais, como instrumentos de cordas, sopro, percussão, teclado e piano. Mas nada impede que os que também gostam de instrumentos de orquestra possam participar, como violino e violoncelo”, contou Lucas.
Com as aulas em conjunto os alunos aprendem a importância do trabalho em grupo. “Além disso, desenvolvem a coordenação motora e a expressividade. Nossa intenção é a de fazer um show no final do ano para mostrar tudo o que os alunos aprenderam durante a oficina. Para participar das aulas é desejável que os interessados levem seus instrumentos, com exceção para os instrumentos muito grandes ou pesados. Não precisam ter conhecimento nenhum em banda. A aula é justamente para ensinar a tocar em grupo, que é bem diferente de tocar sozinho. Para essa aula o aluno deve ter ao menos um domínio inicial do seu instrumento. Teremos quinze vagas disponíveis a princípio, mas, esse número pode ser aumentado dependendo da procura”, afirma Lucas.
“As turmas em questão são um diferencial, pois nelas serão levados em consideração os conhecimentos dos próprios alunos sobre seus instrumentos e ainda seu repertório preferido. Esta autonomia será excelente, pois o coletivo trará grandes resultados para uma experiência incrível”, afirmou a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.
A inscrição deve ser feita diretamente na secretaria da Casa de segunda a sexta, das 9 às 18h. Os documentos necessários são: certidão de nascimento do aluno, foto 3/4, xerox do CPF, RG e comprovante de residência e declaração escolar.