Casa de Petrópolis recebe primeiro desfile de moda circular em junho; saiba mais sobre o Runway Bazzar

Evento será composto por 20 brechós locais

Por Aghata Paredes

No dia 8 de junho, às 17h, a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura, uma das três últimas mansões do século XIX que permanece em seu estado original, em Petrópolis, será palco de uma iniciativa inovadora na cidade: o primeiro desfile de moda circular, intitulado Runway Bazzar, promovido pelo Errejota Collab.

A ideia de realizar o desfile em um casarão histórico como a Casa de Petrópolis nasceu da paixão dos organizadores e idealizadores do Errejota Collab, Wagner Loiola e Thiago Mayworm, pela arquitetura e história da cidade. “Pensamos: por que não ocupar esses lugares [casarões e jardins históricos] com a moda? Escolher a Casa Petrópolis teve um propósito ainda maior, provocar um movimento e atrair a atenção do público, para que outras pessoas possam valorizar e consumir a arte e história que o casarão transborda”, destacam.

O principal objetivo do evento é mostrar ao público as inúmeras possibilidades criativas que surgem a partir da reutilização de peças de vestuário, enquanto desafia os preconceitos ainda associados ao consumo de itens de brechó. O coletivo responsável pelo evento é composto por 20 brechós locais da cidade de Petrópolis, todos dedicados a promover a moda circular e a sustentabilidade.

Os espectadores podem esperar por uma tarde repleta de criatividade, já que, ao todo, onze modelos desfilarão peças selecionadas de diferentes brechós do município, demonstrando as diversas possibilidades por trás dos itens de segunda mão.

A colaboração entre o Errejota Collab e a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura foi impulsionada por um propósito comum: destacar o potencial da moda circular e incentivar a economia criativa local. “Todos os envolvidos têm algo em comum: expressar o que podemos fazer com as oportunidades, desde que elas façam sentido, agregando valor à cultura local e incentivando a economia criativa”, ressalta o fotógrafo Wagner Loiola.

A moda circular visa reduzir o impacto ambiental da indústria têxtil por meio do reuso e reciclagem de peças de vestuário. No desfile, essa abordagem será representada de diversas maneiras, especialmente através da seleção cuidadosa de roupas de brechó, destacando práticas sustentáveis e o potencial de reutilização de materiais.

“A expectativa em relação ao evento é que ele atraia amantes da moda, da arte e do consumo consciente, promovendo uma mudança de percepção sobre a moda sustentável”, conclui o designer de moda Thiago Mayworm.

O evento Runway Bazzar pretende ser o primeiro de muitos, com planos para futuras edições em outras casas e jardins históricos de Petrópolis. A bilheteria será aberta no dia 25 de maio, via Instagram, com ingressos a R$40, limitados a 30 pessoas, garantindo um evento mais intimista. Para mais informações, acesse as redes sociais: @runwaybazzar, @feiraerrejota e @culturacasadepetropolis no Instagram.

Leia também: Moda sustentável: procura por brechós aumenta em Petrópolis | Tribuna de Petrópolis (tribunadepetropolis.com.br)

Mais sobre a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura

A residência de José Tavares Guerra, financista, filho de um próspero exportador de café e afilhado do Barão de Mauá, é uma das três últimas mansões do século XIX que permanece em seu estado original.

O que explica grande parte da originalidade da casa é o seu estilo arquitetônico, chamado de eclético, em voga na segunda metade do século XIX. A liberdade criativa e a ausência de regras na fachada é o que atrai o olhar de quem passa pela Rua Ipiranga, no Centro Histórico de Petrópolis, mas a simetria que não existe do lado de fora, curiosamente, existe no interior do local. É o caso da sala de estar, que tem duas janelas e duas portas – uma delas, falsa.

A Casa de Petrópolis está localizada na Av. Ipiranga, nº 76, no Centro, e funciona de sexta a domingo, das 10h às 16h, com estacionamento rotativo no local.

Últimas